Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministra da Saúde afirma que não existem condições para acabar com a Dengue no Brasil

O coeficiente de incidência da doença no país, neste momento, é de 3.201,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Everthon Santos

05 de setembro de 2024 às 11:50   - Atualizado às 11:52

Ministra da Saúde afirma que não existem condições para acabar com a Dengue no Brasil.

Ministra da Saúde afirma que não existem condições para acabar com a Dengue no Brasil. Foto: Divulgação

Durante um evento do Grupo de Trabalho (GT) Saúde no G20, realizado em Natal (RN), na última segunda-feira, 2 de setembro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, abordou o cenário da dengue no Brasil.

Em suas declarações, a ministra afirmou que não existem “condições” para eliminar a doença do país Nísia destacou que a dengue tem se manifestado no Brasil há aproximadamente 40 anos, com variações na intensidade dos surtos ao longo do tempo.

“Nós sabemos que não há condições de eliminar a dengue. Ela aparece há 40 anos, alguns anos mais forte, outros menos; e, agora, ampliou muito a escala” disse Nísia, ao comentar sobre a situação atual da doença.

Diante desse cenário, Nísia Trindade defendeu a implementação de um plano abrangente de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Entre as estratégias mencionadas pela ministra está o uso de tecnologias inovadoras, como a Wolbachia. Essa tecnologia envolve a liberação de mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia, que impede o desenvolvimento dos vírus dentro do mosquito, ajudando a reduzir a transmissão da doença para os seres humanos.

Além do controle do mosquito, Nísia Trindade destacou a importância da vacinação como uma das principais estratégias para combater a dengue no país. A ministra mencionou a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, apontando-a como a “grande aposta” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para enfrentar a doença.

Veja Também

Dengue no Brasil 

De janeiro a agosto deste ano, o Brasil registrou 6.500.835 casos prováveis de dengue. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde contabilizam ainda 5.244 mortes confirmadas e 1.985 em investigação para a doença. O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 3.201,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Os números mostram que 55% dos casos de dengue foram identificados entre mulheres e 45% entre homens. As faixas etárias que mais contabilizaram infecções pela doença são de 20 a 29 anos; de 30 a 39 anos; e de 40 a 49 anos. Já os grupos menos atingidos são crianças com menos de 1 ano; idosos com 80 anos ou mais; e crianças de 1 a 4 anos.

São Paulo lidera o ranking de estados que registraram maior número de dengue grave ou com sinais de alarme este ano, com um total de 24.825 casos. Em seguida aparecem Minas Gerais (15.101), Paraná (13.535) e Distrito Federal (10.212). Já os estados com menos casos graves ou com sinais de alarme são Roraima (3), Acre (11), Rondônia (33) e Sergipe (62).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:25, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter