Pernambuco, 10 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA lança ESTRATÉGIA nacional para COMBATER entrada de DROGAS nas periferias

O ato é promovido em parceria com a Secretaria de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial (Separ/MIR).

31 de outubro de 2023 às 13:27

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP), lança, nesta terça-feira, 31 de outubro, a “Estratégia Nacional de Acesso a Direitos para a População Negra e Periférica na Política sobre Drogas”. A ação é promovida em parceria com a Secretaria de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial (Separ/MIR). A abertura do evento será às 14h, no auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça.

“O objetivo é discutir e promover às populações mais vulneráveis, em especial a negra e a periférica, o acesso a direitos, à Justiça e às redes de atendimento no contexto da política sobre drogas, reduzindo as barreiras de acesso enfrentadas por estes segmentos”, destaca Marta Machado, secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do MJSP.
Leia também:>>>MINISTÉRIO DA JUSTIÇA reúne PAÍSES do MERCOSUL para XXXII Reunião Especializada de Autoridades de Aplicação da Lei de Drogas

A abertura terá a presença dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da Igualdade Racial, Anielle Franco; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; e da Saúde, Nísia Trindade. O evento também terá transmissão ao vivo pelo canal do MJSP no YouTube. No âmbito do MJSP, a iniciativa dialoga com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), com a Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) e com duas Assessorias Especiais do Ministério: a voltada para Assuntos de Direitos Humanos e Movimentos Sociais e a de Participação Social e Diversidade. Edital de fomento O evento terá, também, o lançamento do edital “Justiça Racial na Política sobre Drogas”, que vai destinar até R$ 3 milhões a um número máximo de 20 organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de ações de prevenção, reinserção social, desenvolvimento alternativo, formação e acesso a direitos voltadas a pessoas negras e periféricas em situação de vulnerabilidade vivendo em territórios afetados pelo tráfico ou por ações de repressão ao tráfico. Logo após a abertura, será realizado o painel “Racismo e política sobre drogas”, que terá a participação de gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para debater a temática. O painel contará com o lançamento da Nota Técnica “A questão racial nos processos criminais por tráfico de drogas”, produzida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Senad/MJSP; e com a apresentação das pesquisas “Saúde na linha de tiro”, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC); e “Suspeição e tráfico de drogas no Brasil”, elaborada pelo Núcleo Justiça Racial e Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro Cebrap). A “Estratégia Nacional de Acesso a Direitos para a População Negra e Periférica na Política sobre Drogas” tem ainda a participação do Ministério Saúde, pelas assessorias para Equidade Racial e Periférica; do Ministério da Cultura, pela Secretaria dos Comitês de Cultura; e do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, pelas Secretarias Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidades e de Periferias. Gov

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:26, 10 Out

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos.
Conversa

JOÃO Campos diz que recebeu LIGAÇÃO DE RAQUEL Lyra após REELEIÇÃO e afirma estar aberto ao DIÁLOGO

Prefeito reeleito do Recife destacou a importância da colaboração com a governadora, apesar das diferenças partidárias.

Ministro do STF, Luís Roberto Barroso
Declaração

"Não se mexe em instituições que estão funcionando", diz BARROSO sobre PEC que limita poderes do STF

Ao homenagear os 36 anos de promulgação da Constituição de 1988, o magistrado disse que a Corte cumpriu seu papel e "serviu bem ao país" ao assegurar o governo da maioria, o Estado de direito e os direitos fundamentais.

LULA declara apoio a JUNIOR MATUTO no segundo turno em Paulista, diz site
Eleições

LULA declara apoio a JUNIOR MATUTO no segundo turno em Paulista, diz site

O site noticiou que o líder petista teria gravado um vídeo pedindo votos para o político do PSB.

mais notícias

+