O ato é promovido em parceria com a Secretaria de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial (Separ/MIR).
31 de outubro de 2023 às 13:27
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP), lança, nesta terça-feira, 31 de outubro, a “Estratégia Nacional de Acesso a Direitos para a População Negra e Periférica na Política sobre Drogas”. A ação é promovida em parceria com a Secretaria de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial (Separ/MIR). A abertura do evento será às 14h, no auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça.
“O objetivo é discutir e promover às populações mais vulneráveis, em especial a negra e a periférica, o acesso a direitos, à Justiça e às redes de atendimento no contexto da política sobre drogas, reduzindo as barreiras de acesso enfrentadas por estes segmentos”, destaca Marta Machado, secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do MJSP.Leia também:>>>MINISTÉRIO DA JUSTIÇA reúne PAÍSES do MERCOSUL para XXXII Reunião Especializada de Autoridades de Aplicação da Lei de Drogas
A abertura terá a presença dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da Igualdade Racial, Anielle Franco; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; e da Saúde, Nísia Trindade. O evento também terá transmissão ao vivo pelo canal do MJSP no YouTube. No âmbito do MJSP, a iniciativa dialoga com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), com a Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) e com duas Assessorias Especiais do Ministério: a voltada para Assuntos de Direitos Humanos e Movimentos Sociais e a de Participação Social e Diversidade. Edital de fomento O evento terá, também, o lançamento do edital “Justiça Racial na Política sobre Drogas”, que vai destinar até R$ 3 milhões a um número máximo de 20 organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de ações de prevenção, reinserção social, desenvolvimento alternativo, formação e acesso a direitos voltadas a pessoas negras e periféricas em situação de vulnerabilidade vivendo em territórios afetados pelo tráfico ou por ações de repressão ao tráfico. Logo após a abertura, será realizado o painel “Racismo e política sobre drogas”, que terá a participação de gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para debater a temática. O painel contará com o lançamento da Nota Técnica “A questão racial nos processos criminais por tráfico de drogas”, produzida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Senad/MJSP; e com a apresentação das pesquisas “Saúde na linha de tiro”, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC); e “Suspeição e tráfico de drogas no Brasil”, elaborada pelo Núcleo Justiça Racial e Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro Cebrap). A “Estratégia Nacional de Acesso a Direitos para a População Negra e Periférica na Política sobre Drogas” tem ainda a participação do Ministério Saúde, pelas assessorias para Equidade Racial e Periférica; do Ministério da Cultura, pela Secretaria dos Comitês de Cultura; e do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, pelas Secretarias Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidades e de Periferias. Gov
2
3
4
04:05, 16 Abr
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa
As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.
Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.
mais notícias
+