Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Michelle Bolsonaro critica Janja por viajar ao Japão mas fica em silêncio sobre decisão do STF

A atual primeira-dama acompanha o presidente Lula na celebração dos 130 anos de intercâmbio entre Brasil e o país oriental.

Gabriel Alves

27 de março de 2025 às 12:29   - Atualizado às 13:01

Janja e Michelle Bolsonaro.

Janja e Michelle Bolsonaro. Fotos: Cláudio Kbene - Secom/PR e Isac Nóbrega/PR. Arte: Portal de Prefeitura

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), compartilhou um story no Instagram, na quarta-feira, 26 de março, uma publicação do PL Mulheres, que critica a viagem de Rosângela Lula da Silva, a Janja, esposa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao Japão.

A atual primeira-dama acompanha o presidente Lula na celebração dos 130 anos de intercâmbio entre Brasil e Japão.

A publicação faz uma ironia sobre a viagem e cita o serviço Ligue 180, que recebe denúncias de violência contra a mulher. Em tom crítico, o texto questiona os gastos da primeira-dama e menciona o caso de investigação contra o ex-ministro Silvio Almeida, acusado de importunação sexual.

Janja está no Japão desde 18 de março e afirmou que chegou antes de Lula para economizar em passagem e hospedagem.

No entanto, Michelle ficou em silêncio quanto a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre tornar Bolsonaro réu, mais sete aliados.

Veja Também

Brasil e Japão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a cerimônia com o primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, para defender o multilateralismo e criticar o investimento dos países em armamento.

Lula criticou a retomada de investimentos por parte da Europa em armas e disse que o mundo atravessa "situação de insensibilidade" na relação política entre os Estados. Diante de tal cenário, o petista disse que a relação entre Brasil e Japão ganha um "novo marco de grandeza".

"Nós entendemos que o mundo atravessa uma situação política difícil, uma situação econômica complicada e muita insensibilidade na relação política entre os Estados. Protocolos como o de Kyoto não foram cumpridos, acordos como o de Paris não foram cumpridos", afirmou Lula em cerimônia de assinatura entre o Brasil e o Japão nesta quarta-feira (26).

O evento aconteceu após uma reunião bilateral entre Lula e o primeiro-ministro japonês.

Lula avaliou que o mundo assiste países "que simbolizavam a ação democrática sofrendo riscos de desestabilização pela função e participação da extrema-direita".

Nesse sentido, ele citou a Europa, que classificou como "uma parte do mundo que só vivia em termos de tranquilidade", voltar a investir em armamentos, após a guerra da Ucrânia.

O presidente também comentou sobre a situação da Faixa de Gaza e disse ver com "muita seriedade o fim do cessar-fogo" na região.

"A recente violação do cessar-fogo em Gaza soma-se à sequência de afrontas ao direito humanitário", pontuou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:28, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter