Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MEC reconhece COTAS para pessoas TRANS nas Universidades Públicas

O órgão afirmou que as instituições devem estabelecer os critérios de seleção e incluir essas informações nos editais de vestibulares ou em outras plataformas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

15 de julho de 2024 às 18:28   - Atualizado às 18:28

Camilo Santana: petista tem histórico de bom negociador e elegeu este ano seu sucessor ao governo do Ceará, Elmano de Freitas (PT), no primeiro turno, derrotando o candidato de Bolsonaro (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Camilo Santana: petista tem histórico de bom negociador e elegeu este ano seu sucessor ao governo do Ceará, Elmano de Freitas (PT), no primeiro turno, derrotando o candidato de Bolsonaro (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Camilo Santana: petista tem histórico de bom negociador e elegeu este ano seu sucessor ao governo do Ceará, Elmano de Freitas (PT), no primeiro turno, derrotando o candidato de Bolsonaro (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) posicionou-se favoravelmente à implementação de um sistema de cotas específico para pessoas transgênero nas universidades públicas, em resposta à nota técnica da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF). A PFDC argumentou que a criação dessas cotas em instituições de ensino superior e concursos públicos é crucial para mitigar as desigualdades enfrentadas pela população trans.

A pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes Federais de Ensino Superior (Andifes), mencionada na nota da PFDC, revelou que apenas 0,2% dos estudantes matriculados em universidades públicas federais são transgêneros, num universo de 424 mil estudantes.

Em conformidade com os princípios constitucionais de igualdade e não discriminação, o MEC salientou que as universidades públicas, amparadas pela autonomia universitária, têm o poder de reservar vagas em seus cursos de graduação para pessoas trans e travestis. O órgão afirmou que as instituições devem estabelecer os critérios de seleção e incluir essas informações nos editais de vestibulares ou em outras plataformas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Além das vagas específicas, o MEC destacou que pessoas trans podem concorrer às cotas destinadas a outros grupos, como pessoas pretas e pardas, oriundas de escolas públicas, entre outros, já que os critérios de seleção são universais e contemplam diversas categorias.

O Ministério enfatizou a necessidade de aprofundar o debate sobre a inclusão de pessoas transgênero e outros grupos LGBTQIAPN+ em situações de exclusão, visando à implementação de políticas públicas adequadas para esses grupos em toda a Administração Pública.

Essa postura do MEC reflete um avanço na discussão sobre inclusão e diversidade no ambiente acadêmico e em concursos públicos, alinhando-se aos compromissos constitucionais e internacionais assumidos pelo Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:37, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter