O levantamento realizou 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios do País. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.
Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A maioria dos brasileiros avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem cumprido as promessas da campanha em 2022, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 4 de junho.
De acordo com o levantamento, 70% dos brasileiros dizem que Lula não cumpriu as promessas da última eleição. São 25% os que dizem que o presidente já as cumpriu, enquanto 5% não responderam.
Há um empate técnico, dentro da margem de erro, de dois pontos porcentuais, sobre as intenções do presidente. Para 46%, Lula é bem intencionado. Para 48% dos entrevistados, não há vontade do petista em cumprir os compromissos assumidos durante a campanha
A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios do País. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.
O levantamento mostra que a aprovação ao governo Lula atingiu o pior patamar numérico desde janeiro de 2023: são 57% os que desaprovam a gestão federal, enquanto 40% aprovam o mandato.
Embora a percepção sobre a economia do País tenha melhorado, o escândalo dos descontos indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agravou a imagem negativa do governo.
A pesquisa também demonstra que a aprovação a Lula piorou nos segmentos que apresentavam os cenários mais favoráveis de avaliação do petista, como a região Nordeste, os menos escolarizados e as famílias de menor renda.
Estadão Conteúdo
2
3
4
17:02, 15 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa
As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.
Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.
mais notícias
+