Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula: 'Ricaços vão pagar o imposto que merecem aqui no Brasil'

O presidente reforçou que o governo pretende insistir na taxação sobre operações financeiras de bilionários, mesmo após a Câmara dos Deputados barrar a votação.

Redação

10 de outubro de 2025 às 09:13   - Atualizado às 09:13

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 9 de outubro, que está “a poucos dias” de garantir que os bilionários e grandes empresários do país passem a pagar os impostos que considera justos.

A fala aconteceu durante a inauguração da nova fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Bahia, diante de um público formado por trabalhadores, autoridades e representantes da empresa.

Durante o discurso, Lula voltou a defender uma tributação mais equilibrada entre as classes sociais. Segundo ele, a atual estrutura de impostos penaliza quem vive do trabalho e favorece quem acumula grandes fortunas.

O presidente reforçou que o governo pretende insistir na taxação sobre operações financeiras de bilionários, mesmo após a Câmara dos Deputados barrar a votação da medida provisória que alteraria o modelo de cobrança do IOF.

“Uma parte do Congresso votou contra a taxação que queríamos fazer dos bilionários desse país. E vocês não podem ficar quietos. Se um trabalhador pode pagar 27,5% de imposto de renda, por que um ricaço não pode pagar 18%? Ainda fizemos acordo para 12% e eles não quiseram pagar. Eles podem saber que é uma questão de dias, eles vão pagar o imposto que merecem aqui no Brasil, porque o povo trabalhador não vai deixar isso barato”, disse o presidente.

O presidente também criticou a resistência de setores da elite econômica e parte do Congresso em aprovar medidas voltadas à tributação dos super-ricos. Para ele, esse impasse impede o avanço de políticas sociais e investimentos em áreas estratégicas, como educação e infraestrutura. Lula lembrou que o Brasil ainda carrega uma das cargas tributárias mais desiguais do mundo, com forte peso sobre o consumo e sobre o salário dos trabalhadores.

Durante o evento, Lula também citou o papel da reforma tributária, já aprovada no Congresso Nacional em 2023, como um passo importante, mas ainda insuficiente. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter