Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula será o primeiro a discursar na ONU e pode se encontrar com Trump na terça (23)

Será a primeira vez que o petista estará no mesmo ambiente que o presidente dos Estados Unidos desde que o Republicano voltou à Casa Branca.

Redação

21 de setembro de 2025 às 13:20   - Atualizado às 13:21

Presidente Lula e Donald Trump, líder da Casa Branca.

Presidente Lula e Donald Trump, líder da Casa Branca. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decolou neste domingo para Nova York onde, na próxima terça-feira, 23 de setembro, discursa na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele também participa de encontros sobre meio ambiente, a Palestina e sobre a democracia.

Será a primeira vez que o petista estará no mesmo ambiente que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde que o Republicano voltou à Casa Branca neste ano. O norte-americano impôs tarifas comerciais de 50% a parte dos produtos brasileiros exportados para os EUA e tem ameaçado com mais sanções por conta da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Lula é o primeiro a discursar na ONU e, logo depois na tribuna, é a vez de Trump. É possível que ambos se encontrem nos bastidores entre um discurso e outro.

O presidente deve aproveitar a audiência global ONU para dar um recado ao norte-americano em discurso. A ideia é defender a soberania, democracia e multilateralismo.

O tom a ser usado pelo brasileiro deve ser, contudo, mais ameno do que aquele adotado em um palanque eleitoral, evitando ataques diretos ao chefe da Casa Branca, apesar da atual crise entre os dois países. Lula deve defender o reconhecimento do Estado da Palestina, tema recorrente em seus discursos desde o início do conflito na Faixa de Gaza. Também deverá reiterar a necessidade de uma solução pacífica para a guerra na Ucrânia, posicionamento que mantém desde o início do mandato.

Veja Também

Zelensky

O governo brasileiro tem interesse em uma reunião bilateral de Lula com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York na próxima semana, apurou o Broadcast Político.

Há alguns entraves principais para que a reunião aconteça, apesar de fontes do governo brasileiro dizerem que o interesse na reunião é mútuo - tanto por parte da Ucrânia, que fez o pedido, quanto por parte do Brasil. O primeiro deles é que Zelensky, por motivos de segurança, compartilha poucos detalhes sobre sua agenda, o que dificulta essa definição.

Por outro lado, o Brasil afirma ter recebido cerca de 30 pedidos de reuniões bilaterais. A definição só deve ocorrer por parte da equipe de Lula de domingo, 21, para segunda-feira, 22. Por questões que são de praxe da diplomacia, as confirmações são feitas com pouca antecedência, de modo a deixar uma brecha para avaliar pedidos de última hora que podem ser mais urgentes, por exemplo.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:21, 25 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alexandre de Moraes, ministro do STF.
Declaração

Alexandre de Moraes diz que aumentar penas não resolve combate às facções

Ministro do STF defendeu atuação conjunta das instituições e afirmou que o problema central é a sensação de impunidade

Coronel Meira apresenta projeto sobre porte de arma para Auditores Fiscais Agropecuários
Proposta

Coronel Meira propõe porte de arma para Auditores Fiscais Agropecuários

Projeto apresentado na Câmara altera o Estatuto do Desarmamento e cita riscos enfrentados por fiscais em áreas estratégicas

Lula com os evangélicos.
Eleições

PT cria rede de mil comitês evangélicos para buscar apoio de eleitores para Lula

A mobilização ocorre em um cenário no qual pesquisas apontam vantagem de Flávio Bolsonaro (PL) sobre Lula entre os eleitores evangélicos.

mais notícias

+

Newsletter