Pernambuco, 24 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula nomeia ex-deputado pernambucano Tadeu Alencar como novo ministro do Empreendedorismo

A mudança ocorre após Márcio França deixar o comando da pasta para disputar as eleições em São Paulo.

Ricardo Lélis

03 de abril de 2026 às 19:55   - Atualizado às 19:55

Ex-deputado federal Tadeu Alencar.

Ex-deputado federal Tadeu Alencar. (Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nomeou o ex-deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) como novo ministro do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

A mudança ocorre após Márcio França deixar o comando da pasta para disputar as eleições em São Paulo. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (3).

Antes de assumir o cargo, Tadeu Alencar ocupava a secretaria-executiva do próprio Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

De 2023 até 2024, o ex-deputado esteve na gestão do ex-ministro Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandando a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Pernambucano no STF

A indicação para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) avançou na última quarta-feira, 1º de abril. O presidente Lula encaminhou ao Senado Federal a mensagem que oficializa o nome de Jorge Messias para o cargo.

Veja Também

A vaga foi aberta após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. O governo já havia anunciado a escolha de Messias em novembro do ano passado, mas ainda não tinha enviado a indicação ao Congresso.

O envio da mensagem permite o início da análise no Senado. O procedimento segue etapas previstas, que incluem sabatina e votação. Messias deverá passar por avaliação na Comissão de Constituição e Justiça. Após essa fase, os senadores analisarão o nome em votação no plenário.

A indicação gerou divergências dentro da Casa. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, demonstrou preferência por outro nome para a vaga. O cenário político contribuiu para o atraso no envio formal da indicação. A demora gerou críticas e levou ao cancelamento de uma sabatina que já havia sido agendada anteriormente.

Durante o período sem envio oficial, Jorge Messias realizou reuniões com parlamentares. Ele buscou apoio e tentou reduzir a resistência ao seu nome. A movimentação ocorreu enquanto o processo aguardava a formalização necessária para avançar no Senado.

Com a mensagem encaminhada, o Senado dará andamento ao rito de análise. A sabatina na comissão representa a primeira fase pública do processo. Na sequência, os parlamentares votarão a indicação no plenário. A aprovação depende da maioria dos votos favoráveis.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:28, 24 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Miguel Ricardo, Silvio Costa Filho e Mario Ricardo
Articulação

Miguel Ricardo declara apoio a Silvio Costa Filho para deputado federal e Mario Ricardo pra estadual

Ao justificar o anúncio de voto, o secretário do Recife destacou o grande trabalho do ex-ministro desenvolvido por todo estado.

Senadora Soraya Thronicke e Frei Gilson
Polêmica

Senadora Soraya Thronicke contesta declaração de Frei Gilson sobre o "papel da mulher"

Soraya republicou um vídeo de uma pregação de Frei Gilson, na qual o religioso comenta sobre a "fraqueza da mulher" Em discurso para centenas de fiéis

Eduardo da Fonte ao lado de Gleide Ângelo
Apoio

"Eduardo da Fonte é o meu senador", declara Gleide Ângelo em apoio a Eduardo no senado

Eduardo da Fonte se destaca em prol da saúde e na força política que ele possui em Pernambuco e na liderança à frente da Federação União Progressista, que reúne a maior bancada estadual

mais notícias

+

Newsletter