Presidente Lula. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada em setembro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026 em todos os cenários simulados. O levantamento ouviu presencialmente 2.004 eleitores em 120 cidades, com margem de erro de dois pontos percentuais. Lula aparece com percentuais entre 32% e 43% conforme a composição das candidaturas adversárias.
A pesquisa também simulou nove possíveis cenários de segundo turno. Lula venceria todos os adversários testados, incluindo o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes e membros da família Bolsonaro como Michelle e Eduardo Bolsonaro. A disputa mais apertada é contra Ciro, que fica sete pontos atrás, enquanto a maior vantagem de Lula aparece contra Eduardo Leite, com quase 20 pontos de diferença.
Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível e cumprindo pena, foram testados cenários com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ratinho Júnior (PR), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO) e Eduardo Leite (RS), além de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente. Lula aparece numericamente à frente em todos eles.
Os índices indicam estabilidade em comparação com pesquisa anterior divulgada em agosto. Lula segue na liderança, com pequenas oscilações dentro da margem de erro. Já os adversários da direita demonstram queda em intenções de voto e aumento na rejeição.
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não recebem lista de candidatos, Lula sobe de 16% para 18%, enquanto Bolsonaro caiu de 9% para 6%. O governador Tarcísio aparece com 2% nas citações espontâneas.
Além de liderar na disputa, 40% dos brasileiros afirmam que Lula deveria disputar a reeleição em 2026. Outros 9% acreditam que o vice-presidente Geraldo Alckmin deveria ser o candidato. A rejeição ao nome Bolsonaro cresceu, com 76% defendendo que ele abra mão da candidatura e apoie outro nome.
Os dados indicam que Lula parte como favorito consolidado para a próxima eleição presidencial, com vantagem em todos os cenários testados e apoio significativo em diferentes faixas do eleitorado. Os adversários da direita enfrentam desafios para se consolidar contra o atual presidente.
3
4
10:33, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+