08 de janeiro de 2024 às 17:19
Durante o evento que relembra os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que "não há perdão para quem atenta contra a democracia".
A cerimônia, que tem o nome de "Democracia Inabalada", aconteceu nesta segunda-feira (8), no Congresso Nacional.
De acordo com Lula, todos envolvidos nos atos golpistas serão punidos.
"Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas", falou o chefe do Executivo.
Além do mandatário, compareceram ao evento o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ministros do governo, magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e parlamentares.
Responsáveis pela organização da cerimônia relatou que cerca de 500 pessoas estiverem presentes.
Porém, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), não compareceu, alegando problema de saúde de um familiar.
Mesmo não tendo indícios de represálias, a segurança em torno dos Três Poderes foi reforçada, e o acesso aos prédios sofreu bloqueios.
Vale ressaltar que as principais autoridades dos Três Poderes da República fizeram discursos:
1
2
3
04:40, 13 Jul
22
°c
Fonte: OpenWeather
Na rede social X, Emmanuel Macron afirmou compartilhar "a mesma forte desaprovação" quanto às tarifas impostas por Donald Trump.
A mobilização foi impulsionada por parlamentares e apoiadores da direita como uma reação direta à campanha "Defenda o Brasil", lançada por Lula.
A ex-primeira dama leu a carta durante um evento no Acre, neste sábado, 12 de julho.
mais notícias
+