Pernambuco, 10 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula e Papa Leão vão conversar sobre Aliança Global contra a Fome e a Pobreza nesta segunda (13)

O presidente do Brasil também vai a Roma para participar da Semana Mundial da Alimentação da FAO.

Redação

12 de outubro de 2025 às 10:43   - Atualizado às 10:44

Lula e Papa Leão.

Lula e Papa Leão. Foto: Reprodução/Vatican News

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, será recebido pelo Papa Leão XIV, no Vaticano, na próxima segunda-feira, dia 13 de outubro, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O presidente Lula vai a Roma para participar da Semana Mundial da Alimentação da FAO e de uma série de encontros relacionados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada em Brasília no ano passado durante o G20.

A programação da breve viagem de Lula a Roma também inclui a cerimônia de inauguração da sede do secretariado da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma plataforma internacional destinada a coordenar programas sociais replicáveis em diferentes países.

Papa indica brasileiro para cargo

O papa Leão XIV nomeou, no dia 26 de setembro, o brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, de 66 anos, para o cargo de secretário do Dicastério dos Bispos. Nascido em Sertãozinho, no interior de São Paulo, ele ficará por mais cinco anos à frente deste secretariado do Vaticano, posição que já exerceu nos dois últimos quinquênios.

Montanari foi vice-camerlengo da Igreja Católica, ou seja, o segundo na hierarquia de religiosos que assumiram funções administrativas após a morte do papa Francisco - ficando abaixo apenas do cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, nomeado camerlengo pelo próprio Francisco em 2019.

Por esse motivo, contribuiu diretamente na organização do velório e no sepultamento de Jorge Mario Bergoglio, que morreu em abril deste ano.

O padre paulista foi ordenado em 1989, em Ribeirão Preto, cidade onde estudou Direito, Economia e Filosofia. Cursou ainda Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Depois de exercer várias funções na Arquidiocese de Ribeirão Preto, como professor de Teologia e coordenador de pastoral, dom Ilson retornou a Roma em 2002 para cursar Teologia Dogmática, também na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em 2008, tornou-se oficial na Congregação para os Bispos e, três anos depois, foi nomeado pelo papa Bento XVI Capelão de Sua Santidade, uma distinção em reconhecimento aos serviços prestados por um sacerdote à Igreja.

Já sob o papado de Francisco, foi nomeado secretário do Dicastério para os Bispos em 2013 e, no mesmo ano, recebeu do arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, a ordenação episcopal, tornando-se bispo.

A nomeação como secretário do colégio dos cardeais pelo papa Francisco ocorreu no ano seguinte, em 2014.

Com informações do Vatican News e Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:58, 10 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Primeira-dama Janja
Fracasso

Só um chefe de Estado comparece ao coquetel de Janja em Belém durante COP30

O evento, inicialmente programado para começar às 18h30, teve atraso e só começou efetivamente após as 20h30.

Nicolás Maduro.
Ditadura

Venezuela tem quase 900 presos políticos, alertam ONGs

Grande parte das detenções ocorreu após eleição de julho de 2024; maus-tratos e isolamento preocupam familiares.

Prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral
Prioridades

Cabo de Santo Agostinho, cidade mais violenta de PE, gasta mais em festa que em combate às drogas

Cidade mais violenta de Pernambuco destina R$ 2,5 milhões a evento de fim de ano, o dobro do previsto para políticas antidrogas em 2026.

mais notícias

+

Newsletter