Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula tem desaprovação de metade de população, aponta Genial/Quaest

Megaoperação no Rio de Janeiro interrompe crescimento positivo do presidente.

Gabriel Alves

12 de novembro de 2025 às 08:23   - Atualizado às 08:23

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 12 de novembro. O índice dos que desaprovam a gestão chegou a 50%, ante 49% em outubro. Já a aprovação oscilou de 48% para 47%, dentro da margem de erro.

O levantamento aponta que as variações ocorrem em meio à pressão sobre o governo para se posicionar no debate sobre segurança pública, após a Operação Contenção, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortos no final mês passado.

A desaprovação aumentou em três regiões: no Nordeste, de 36% para 38%; no Sudeste, de 52% para 53%; e no Sul, de 56% para 61%. No Centro-Oeste/Norte, o índice caiu de 55% para 51%.

A percepção sobre a administração federal também variou. O percentual dos que classificam o governo como negativo passou de 37% para 38%. Já os que consideram a gestão positiva caiu de 33% para 31%, enquanto a avaliação regular foi de 27% para 28%.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja Também

O resultado interrompe uma trajetória de melhora observada a partir do segundo semestre, quando o governo vinha se recuperando após tensões diplomáticas com os Estados Unidos e a repercussão do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.

Segundo avaliação da Quaest, o recuo na percepção positiva está relacionado aos desdobramentos da Operação Contenção, que reacenderam o debate sobre o combate ao crime organizado e as divergências entre o Governo Federal e a oposição sobre o tema.

Apesar das críticas feitas por Lula, que classificou a operação como “desastrosa”, a medida conta com apoio majoritário: 67% dos entrevistados disseram aprovar a ação policial, enquanto 25% a reprovam. Para 67%, a polícia não exagerou na força empregada; 29% acreditam que houve excessos.

O tema da violência também ganhou peso na percepção popular. Entre outubro e novembro, subiu de 30% para 38% o número de pessoas que consideram a segurança pública a principal preocupação do país.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:43, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter