Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula relata criação e participação no Foro de São Paulo em reunião nos EUA; veja vídeo

Ainda em sua fala, Lula afirmou que só percebeu a força da mobilização da esquerda após chegar no segundo lugar nas eleições de 1989.

Gabriel Alves

27 de setembro de 2025 às 12:11   - Atualizado às 12:13

Lula durante reunião.

Lula durante reunião. Foto: Reprodução/YouTube

Durante uma reunião em Nova York, nos EUA, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relatou, em partes, como aconteceu a criação do Foro de São Paulo. As falas sobre o conjunto de partidos políticos de esquerda da América Latina, idealizado na década de 90, ocorreram na última quarta-feira, 24 de setembro. (veja vídeo abaixo)

O chefe do Executivo Federal lamentou o "avanço da extrema-direita" enquanto relembrou sua trajetória na política e falou sobre os erros e acertos da esquerda. O encontro foi organizado entre o Brasil, Espanha, Chile, Uruguai e com convites a outros países.

Ainda em sua fala, o petista afirmou que só percebeu a força da mobilização da esquerda após chegar no segundo lugar nas eleições de 1989, quando perdeu para o ex-presidente Fernando Collor.

“Eu, um simples metalúrgico, fui segundo colocado, fui para o segundo turno e tive 47% dos votos. A partir dessa votação, eu convoquei uma reunião chamada Foro de São Paulo, convoquei toda a esquerda latino-americana, para dizer pra eles que era possível sim, através do uso da organização dos trabalhadores, a gente chegar à presidência da República. E foi assim que nós criamos o Foro de SP”, discursou Lula.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lula sobre encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na quarta-feira, 24 de setembro, estar feliz com o resultado da sua viagem para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e em especial com o aceno do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar um diálogo.

Veja Também

"Aquilo que parecia impossível, deixou de ser impossível e aconteceu. Eu fiquei feliz quando Trump disse que pintou uma química boa entre nós", declarou Lula durante coletiva de imprensa, em Nova York.

 

O presidente disse que não há razão para os dois países permanecerem em atrito e que torce para que a relação das duas maiores democracias do continente dê certo.

“Eu acho que é muito importante essa relação. Eu torço para que dê certo. Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente. Temos muitos interesses empresariais, industriais, tecnológicos e científicos. Temos muito interesse no debate sobre a questão digital e a inteligência artificial, na questão comercial”, afirmou o presidente.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:08, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter