Pernambuco, 19 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Kassab diz que não vai obrigar candidatos do PSD a apoiar Caiado: 'Vai ter quem apoie Lula e Flávio'

O dirigente partidário afirmou que o "Brasil vai ser melhor" se o governador de Goiás for presidente da República.

Redação

30 de março de 2026 às 14:13   - Atualizado às 14:15

Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab.

Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab. Foto: Divulgação/PSD

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta segunda-feira, 30 de março, esperar que quadros do partido apoiem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), em vez do candidato da sigla à Presidência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

"Vai ter quem apoia o Lula, vai ter quem apoia o Caiado, vai ter quem apoia o Flávio. Enquanto houver coligação majoritária no Brasil, vai ser essa salada", falou Kassab no evento J. Safra Macro Day.

A declaração foi dada ao comentar o apoio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), a Lula e não ao candidato de seu partido.

"Alexandre Silveira era presidente do PSD em Minas Gerais, ele deixa a presidência para o deputado estadual Cássio Soares, que conduz o partido para apoiar o atual vice-governador, hoje governador, Matheus Simões, no campo antagônico ao Lula. Então, acho que o Alexandre Silveira foi ético, ele apoiou o Lula, está no governo, se afasta do partido", continuou.

Kassab afirmou que o "Brasil vai ser melhor se Caiado for o presidente" e que o governador tem "energia". 

Veja Também

"Caiado tem coragem, tem energia, tem experiência para entender o quanto é importante ter esse compromisso. Acho que ele tem história para mostrar que se assumir esse compromisso, quando vencer, vai promovê-lo", falou, referindo-se a possíveis mudanças no Judiciário.

Ainda sobre o partido, Kassab minimizou a importância de uma possível desvantagem de Caiado em relação aos palanques estaduais de Flávio e de Lula.

"Em eleições anteriores, era muito relevante o candidato a presidente ter o palanque físico regional, pelo mesmo motivo que citei agora há pouco: porque precisava ter uma estrutura para levar o material, para fazer a visita, o cabo eleitoral, o deputado federal. Não que isso não seja importante, mas não é mais tão importante. O candidato a presidente, ele fala com todo o Brasil nas redes sociais todo dia", disse.

Reforma eleitoral

Kassab defendeu alterações no modelo eleitoral e disse ser favorável ao voto distrital, ou seja, aquele em que o território é dividido em áreas geográficas menores, e cada uma elege seus próprios representantes. Segundo ele, esse modelo corrigiria atuais distorções causadas por candidatos famosos e seria uma "cláusula pétrea" para a sigla ganhar as eleições.

"Não tem nenhum sentido não implantar o voto distrital no Brasil Todos estamos percebendo que o nosso Legislativo - seja nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional - cada vez mais a presença - e isso é por conta das redes sociais - das celebridades, dos atletas, das lideranças religiosas, dos youtubers, ela é crescente. Eu não tenho nada contra essas pessoas, mas a grande maioria não tem a menor vocação para a vida pública", falou.

Estadão Conteúdo

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:35, 19 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Empresário e ator Dilcon Afonso Santos Carvalho.
Situação

Candidato ao Senado é intimado a trocar foto de registro em que aparece como Jesus Cristo

A determinação cita as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as imagens utilizadas nos registros de candidatura.

Canhão paraguaio El Cristiano.
Restituição

Lula decide autorizar devolução de canhão de guerra histórico pedido pelo Paraguai

A transferência do El Cristiano também envolve questões relacionadas à preservação do patrimônio histórico brasileiro, pois ele é tombado pelo Iphan.

Jornalista Luís Pablo e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Inquérito

Relatório da Polícia Federal não vê indício de crime do jornalista alvo do STF

A corporação também afirmou não ser possível determinar "com máxima certeza" que os R$ 100 mil tenham sido pagos em troca de reportagens contra o ministro Flávio Dino.

mais notícias

+

Newsletter