Pernambuco, 15 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Juiz de Pernambuco determina a REMOÇÃO DE MEMES de conta do Instagram e PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO de R$ 5 MIL a vereador lesado

Os memes mostravam vereadores com pinturas de palhaço sobre seus rostos. O autor também aparecia com um bigode e alteração de seu globo ocular.

08 de junho de 2023 às 20:48

Pessoas públicas devem ter uma margem mais larga de tolerância quanto ao que é dito e escrito a seu respeito, especialmente quando se trata de representantes do povo. Porém, a liberdade de informação e comunicação não é absoluta. Dessa forma, o 2º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Petrolina (PE) determinou a remoção de vídeos e memes de uma conta do Instagram que continham distorções de imagens de vereadores locais e condenou o dono da página a indenizar um deles em R$ 5 mil. A ação foi ajuizada pelo vereador Aero Cruz (MDB). Ele apontou que a página vinha publicando vídeos depreciativos e ofensivos, com críticas à sua atuação e a outras autoridades públicas municipais. Os memes mostravam vereadores com pinturas de palhaço sobre seus rostos. O autor também aparecia com um bigode e alteração de seu globo ocular. VEJA MAIS: >> Juiz diz que PROIBIR CRIANÇAS em shows de DRAG QUEENS é ilegal O juiz Josilton Antonio Silva Reis reconheceu que "o controle democrático dos atos governamentais também se revela pela liberdade de expressão dos administrados, quando formulam críticas às funções estatais", mas ressaltou que "tal prerrogativa popular está indissociavelmente ligada à responsabilidade civil". Nos autos, o magistrado considerou que, em algumas das mídias publicadas, o réu cometeu excessos, pois não teve a mera intenção de "expor os resultados de sua fiscalização dos trabalhos dos representantes do Legislativo municipal, enquanto cidadão". Além de constatar a conduta ilícita, Reis entendeu que Cruz experimentou "aborrecimentos" que "não são meros transtornos rotineiros". Clique aqui para ler a decisão Processo 0001314-87.2023.8.17.8226 ConJur

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:07, 15 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Líder do PT na Câmara, Pedro Uczai deixa UTI após AVC e apresenta evolução positiva
Melhoras

Líder do PT na Câmara, Pedro Uczai deixa UTI após AVC e apresenta evolução positiva

Deputado de 63 anos tem previsão de alta para segunda-feira, 17 de agosto, segundo a equipe médica.

Perfil de Nikolas Ferreira sofre apagão de conteúdos no Instagram
Urgente

Perfil de Nikolas Ferreira sofre "apagão" de conteúdos no Instagram e PL classifica caso como "absurdo"

Na noite de sexta-feira, 14 de agosto, todas as postagens realizadas pelo parlamentar desapareceram repentinamente da plataforma, sem que houvesse justificativa oficial até o momento.

Raquel Lyra inicia campanha à reeleição com maratona de agendas por Recife, Caruaru e Petrolina neste domingo (16)
Pernambuco

Raquel Lyra inicia campanha à reeleição com maratona de agendas por Recife, Caruaru e Petrolina neste domingo (16)

O roteiro estratégico foi desenhado para abranger os principais redutos eleitorais e acenar para diferentes correntes.

mais notícias

+

Newsletter