Pernambuco, 18 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado João Paulo (PT) defende ônibus de graça no Grande Recife

Para João Paulo, a tarifa zero é positiva por incentivar a economia local, a inclusão social e a adesão dos cidadãos ao transporte público. 

Jameson Ramos

17 de junho de 2025 às 15:13   - Atualizado às 15:13

Deputado estadual João Paulo.

Deputado estadual João Paulo. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Alepe/Ônibus Brasil

O deputado estadual, João Paulo (PT), subiu na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na segunda-feira, 17 de junho, para defender a gratuidade do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Para João Paulo, a tarifa zero é positiva por incentivar a economia local, a inclusão social e a adesão dos cidadãos ao transporte público. 

“A proposta da tarifa zero precisa estar integrada a um novo modelo de mobilidade urbana baseado em planejamento, ampliação da frota, faixas exclusivas e financiamento público”, defendeu o deputado

O petista ressalta que mais de 145 municípios brasileiros têm a tarifa zero, "beneficiando mais de 5 milhões e 400 mil pessoas. Cidades como Caucaia (CE) e Maricá (RJ) já colhem os frutos da medida, com aumento expressivo de passageiros".

O deputado aponta que Recife vive um "colapso" no trânsito. "Mais de 2 milhões de pessoas enfrentam todo dia um sistema caro, lotado e excludente. O modelo faliu - e ainda tem gente querendo empurrar a privatização do metrô -, como se transporte fosse mercadoria", ressaltou o petista.

Veja Também

Para João Paulo, esta é uma medida “socialmente necessária, economicamente viável e politicamente estratégica”. 

“Desde que eu governei o Recife, a mobilidade tem sido uma das minhas grandes prioridades. Durante minha gestão à frente da prefeitura, enfrentamos o grave problema de insegurança e o caos urbano causado pelo transporte clandestino. Com o apoio do Governo do Estado, na época o ex-governador Jarbas Vasconcelos, criamos o sistema de transporte complementar de passageiros, regularizamos o setor, retiramos das ruas vans e kombis irregulares, ampliamos a oferta em 700 ônibus e oferecemos alternativas para trabalhadores informais”, pontuou o petista.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Metrô do Recife

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) enviou um ofício ao Ministério das Cidades expressando preocupação com o risco de paralisação das operações dos trens urbanos nas regiões metropolitanas onde atua, incluindo o Metrô do Recife, que transporta cerca de 160 mil pessoas diariamente na Região Metropolitana, como informa Roberta Soares da Coluna Mobilidade, do Jornal do Commercio.

Segundo a CBTU, a principal causa da possível interrupção é a insuficiência de recursos previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. A Coluna de Mobilidade apura que caso não haja mudanças, os quatro sistemas ainda administrados pela Companhia poderão ser desativados até o fim de agosto de 2025. O processo de paralisação pode começar já em julho de 2025.

No ofício obtido pela Coluna, o diretor-presidente da CBTU afirmou que, nos últimos anos, os recursos destinados à Companhia têm sido insuficientes tanto para o custeio operacional quanto para os investimentos necessários. O custeio envolve as despesas básicas de operação, sem incluir investimentos e pagamento de folha de pessoal.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:16, 18 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eduardo Moura, Vereador do Recife
Posicionamento

Eduardo Moura denuncia estratégia de ataques da esquerda contra parlamentares de direita no Recife; vídeo

Segundo o vereador, a tentativa de construir essa narrativa ocorre por meio de acusações, recortes de falas e interpretações que, em sua avaliação, distorcem o conteúdo original das manifestações

Marilia Arraes
Eleições 2026

Marília Arraes despenca de 49% para 30% em nova pesquisa DataTrends, e disputa pelo Senado continua em aberto em PE

Ex-deputada caiu de 49% para 30% desde maio, enquanto Mendonça Filho e Eduardo da Fonte avançaram em meio às novas alianças.

Brasileiros endividados
Dívidas

Mais da metade dos trabalhadores chega ao fim do mês sem dinheiro, diz Serasa

Levantamento mostra que 53% dos trabalhadores não conseguem cobrir todas as despesas com a renda mensal; alimentação e contas básicas lideram.

mais notícias

+

Newsletter