Pernambuco, 25 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

João lidera mas perde quase 4% em comparação com última levantamento e Raquel cresce 7%; veja dados

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 18 de dezembro, com 1502 eleitores em 61 municípios de Pernambuco.

Gabriel Alves

22 de dezembro de 2025 às 17:43   - Atualizado às 17:43

Pesquisa para o Governo de Pernambuco, do Paraná Pesquisas.

Pesquisa para o Governo de Pernambuco, do Paraná Pesquisas. Foto e Arte: Rodolfo Kosta/Reprodução/Divulgação

O levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira, 22 de dezembro, revela um detalhe não muito explorado na mídia local. Apesar de apontar a dianteira por parte do prefeito do Recife, João Campos (PSB), num eventual cenário para o Governo de Pernambuco em 2026, o levantamento mostra uma queda de 3,9 pontos percentuais do socialista na comparação com a pesquisa do mesmo Instituto divulgada no mês de agosto. 

Naquela ocasião, João aparecia com 57% e agora soma 53,1%%. Já a governadora Raquel Lyra (PSD), que registrava 24% na primeira divulgação, cresceu 3,9 pontos percentuais e atinge agora 31%. As próximas rodadas mostrarão se os cenários serão de permanência do que se tem ou novidades com crescimentos ou quedas.

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 18 de dezembro, com 1502 eleitores em 61 municípios de Pernambuco. O grau de confiança é de 95% e a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

Avaliação do governo

A aprovação do governo Raquel Lyra alcançou 55,4% entre os eleitores pernambucanos, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) pelo instituto Paraná Pesquisas. O levantamento indica que mais da metade da população aprova a administração da governadora, mas também revela um cenário de divisão de opiniões e desafios para a consolidação política da gestão.

As pesquisas do Instituto Paraná Pesquisas mostram uma tendência clara de melhora na avaliação do governo Raquel Lyra ao longo do tempo. Em março de 2025, a governadora enfrentava um cenário mais adverso, com 46,2% de aprovação e 50,6% de desaprovação, ou seja, saldo negativo. Em agosto, houve uma inflexão positiva, com a aprovação subindo para 48,7% e a desaprovação recuando para 47,6%, indicando maior equilíbrio.

Veja Também

Na rodada mais recente, realizada entre 14 e 18 de dezembro, o avanço se consolidou: a aprovação chegou a 55,4%, enquanto a desaprovação caiu para 40,8%, abrindo uma diferença confortável a favor do governo.

Os números indicam um crescimento consistente da aprovação e queda contínua da rejeição, sugerindo fortalecimento da imagem da governadora junto ao eleitorado pernambucano.

De acordo com os dados, 40,8% dos entrevistados desaprovam o governo estadual, enquanto 3,8% não souberam ou preferiram não opinar. A pesquisa ouviu 1.502 eleitores em 61 municípios de Pernambuco, entre os dias 14 e 18 de dezembro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Além da taxa de aprovação, o instituto também mediu como os eleitores avaliam a gestão de Raquel Lyra em termos qualitativos. Segundo o levantamento, 37,6% classificam o governo como “ótimo” ou “bom”, enquanto 31% consideram a administração “regular”. Já 29,5% avaliam a gestão como “ruim” ou “péssima”, e 1,9% não responderam.

Os números mostram que, embora a aprovação do governo Raquel Lyra seja majoritária, uma parcela significativa da população ainda demonstra cautela ou insatisfação com o desempenho da gestão. Para analistas políticos, esse tipo de resultado é comum em governos que atravessam o meio do mandato, quando a população passa a cobrar resultados mais concretos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:46, 25 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Guilherme Boulos.
Declaração

Boulos culpa governadores por alta da gasolina no Brasil: "Não querem mexer no ICMS"

A declaração foi dada ao lado de lideranças dos próprios caminhoneiros com quem o ministro se reuniu.

Prefeita de Escada Mary Gouveia.
Justiça

MPPE abre inquérito civil em Escada e investiga contratações temporárias no lugar de concurso

Investigação apura possíveis irregularidades na prefeitura e descumprimento da Constituição em admissões sem concurso público

Motorista conhecido como "Mito Uber"
Bolsonarismo

Motorista conhecido como "Mito Uber" anuncia pré-candidatura a deputado

Sósia de Jair Bolsonaro nas redes sociais, motorista de aplicativo quer representar a categoria nas eleições

mais notícias

+

Newsletter