Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Presidente nacional do PSB, João Campos, se diz contra PEC da Blindagem; partido votou favorável

Prefeito do Recife se manifesta dias após repercussão negativa com posicionamento da bancada liderada por seu irmão, Pedro Campos.

Redação

21 de setembro de 2025 às 12:09   - Atualizado às 12:13

João Campos, presidente nacional do PSB.

João Campos, presidente nacional do PSB. Foto: Cláudio Reis/Divulgação PSB

Neste domingo, 21 de setembro, o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, usou as redes sociais para se posicionar contra a PEC da Blindagem, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados.

A proposta amplia a proteção parlamentar contra investigações criminais, mas tem gerado forte reação de setores do Judiciário, especialistas e parte da classe política.

Mesmo com a maioria da bancada federal do PSB votando a favor do texto, incluindo seu irmão e deputado Pedro Campos, o prefeito afirmou não ter orientado os parlamentares a aprovarem a medida.

“Sou totalmente contrário à PEC da Blindagem. Não votei e não orientei a bancada do PSB na Câmara. A minha posição é muito direta: sem blindagem e sem anistia a quem cometeu crimes contra a democracia”, escreveu o gestor municipal.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal de Prefeitura (@portaldeprefeitura)

Veja Também

João Campos também destacou que já conversou com o líder do PSB no Senado, Cid Gomes, para que a atuação da legenda na Casa seja de oposição total à PEC. Segundo o gestor da capital pernambucana, o partido vai se colocar 100% contra no próximo estágio de tramitação.

O prefeito recifense frisou ainda que não compactua com a ideia de blindagem a presidentes de partido, função que ele mesmo exerce atualmente. Para João Campos, medidas que afastam líderes de sigla ou parlamentares da possibilidade de investigação fragilizam a confiança da população na democracia.

Confira posicionamento de de João Campos na íntegra

"Hoje é um dia de mobilização e quero deixar meu posicionamento claro. Sou totalmente contrário à PEC da Blindagem. Não votei e não orientei a bancada do PSB na Câmara, que naquele momento optou pela liberação por entender que seria necessário para derrotar a anistia. Também me posicionei contra qualquer ideia de proteger presidentes de sigla, condição que exerço hoje. O PSB já votou contra este absurdo no Congresso. 

Já me reuni com o líder do PSB no Senado, e lá seremos 100% não à blindagem. A minha posição é muito direta: sem blindagem e sem anistia a quem cometeu crimes contra a democracia."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:14, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter