Pernambuco, 16 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Janja revela motivo para não desfilar em homenagem a Lula no Carnaval

O enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil" , em homenagem ao presidente, foi apresentado no desfile do grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Cami Cardoso

16 de fevereiro de 2026 às 12:15   - Atualizado às 12:28

Janja revela motivo para não desfilar em homenagem a Lula no Carnaval

Janja revela motivo para não desfilar em homenagem a Lula no Carnaval Foto: Ricardo Stuckert / PR

A primeira-dama, Janja da Silva, afirmou que desistiu de desfilar pela Acadêmicos de Niterói por temer perseguição à escola e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil" , em homenagem ao presidente, foi apresentado na avenida na noite do domingo, 15, no desfile do grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.

O desfile em ano eleitoral tem sido tema de polêmicas há semanas O enredo da agremiação foi criticado pela oposição e o Partido Novo anunciou que acionará a Justiça Eleitoral para pedir a inelegibilidade do presidente.

Janja havia sido liberada para desfilar por não ocupar um cargo público, mas optou por apenas assistir ao desfile ao lado do marido.

O enredo da Acadêmicos de Niterói foi alvo de diversos questionamentos na Justiça que pediam que a escola fosse impedida de fazer o desfile sob alegação de propaganda eleitoral antecipada em ano eleitoral. Janja foi substituída no carro pela cantora Fafá de Belém.

Na nota divulgada, a primeira-dama destacou que "mesmo com toda segurança jurídica" de que poderia participar do desfile, optou por não fazê-lo "para estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida".

O presidente e a primeira-dama acompanharam o desfile no camarote da prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), e desceram na Sapucaí para cumprimentar integrantes das escolas.

Lula beijou o pavilhão de todas as escolas que passaram pela Sapucaí no domingo: Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira.

Em sua nota, Janja mencionou o fato de o presidente descer para apoiar a escola que o homenageou e classificou a agremiação como "extremamente corajosa" por "enfrentar tudo e todos" para levar o enredo para a avenida.

"Essa noite foi uma noite de celebração à cultura brasileira, ao presidente Lula e ao maior espetáculo da terra, que é o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro", finalizou Janja.

Estadão Conteúdo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:47, 16 Fev

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastor Cleiton Collins acusa escola de samba de atacar famílias e evangélicos em desfile sobre Lula
Posicionamento

Pastor Cleiton Collins acusa escola de samba de atacar famílias e evangélicos em desfile sobre Lula

No vídeo publicado em seu perfil, Collins classificou a representação como "desrespeito às famílias tradicionais, aos conservadores, aos evangélicos".

Boneco do presidente Lula em escola de samba e senador Sergio Moro.
Alfinetada

"Faltou o carro da Odebrecht" diz Moro ao ironizar desfile que homenageou Lula na Sapucaí

O senador se refere a apresentação da escola Acadêmicos de Niterói que, em sua apresentação, contou a história do presidente da República.

Governadora Raquel Lyra orando ao lado de Eduardo da Fonte e políticos, no 20º Congresso das Assembleias de Deus.
Vídeo

Governadora participa, junto com Eduardo da Fonte, do 20° Congresso das Assembleias de Deus

Também estavam presentes o deputado estadual Adalto Santos, o pré-candidato a deputado federal, Edilson Tavares, o prefeito de Toritama, Sérgio Colin, e pré-candidato a deputado estadual Ronaldo Lopes.

mais notícias

+

Newsletter