Pernambuco, 18 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

INMET alerta para CHUVAS DE até 100 mm no NORDESTE; confira estados afetados

Segundo o órgão, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas áreas atingidas. 

06 de novembro de 2023 às 19:56

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso nesta segunda-feira,  6 de novembro, um alerta de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos (60-100 km/h) no Nordeste do Brasil. Segundo o órgão, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas áreas atingidas. O instituto instrui que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Os locais afetados pela tempestades são:  Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, São Francisco Pernambucano, Sudeste Paraense, Oriental do Tocantins, Norte Goiano, Sul Maranhense, Sudoeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Centro Norte Baiano, Extremo Oeste Baiano, Centro Maranhense, Leste Maranhense, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Piauiense, Centro Sul Baiano, Leste Goiano e Nordeste Mato-grossense Leia mais: >>> Inmet divulga PREVISÃO DO TEMPO DO BRASIL para o mês de NOVEMBRO; CONFIRA DETALHES Seca O início da safra agrícola 2023/2024 será influenciado pela fase quente do El Niño Oscilação Sul (ENOS), fenômeno climático natural de grande importância no mundo. Dada a sensibilidade da agricultura às variações climáticas, é essencial compreender como o El Niño pode alterar as condições climáticas e, consequentemente, impactar a produção agrícola brasileira. Normalmente, em anos de El Niño, é comum observar o aumento da disponibilidade hídrica no centro-sul do Brasil, o que tende a beneficiar as culturas de grãos, como a soja e o milho primeira safra. No entanto, o excesso de chuva na Região Sul pode aumentar a umidade e a severidade de doenças em plantas, exigindo maior vigilância e cuidados no monitoramento e manejo das culturas. Já em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a redução dos níveis de água no solo pode resultar em perdas significativas de produtividade. No Brasil Central, a irregularidade da chuva também pode dificultar o manejo agrícola e afetar a produtividade. Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:19, 18 Nov

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Ministro Silvio Costa Filho anuncia venda de jatos comerciais durante missão oficial em Dubai.
Acordo

Ministro Silvio Costa Filho anuncia venda de 20 jatos comerciais durante missão oficial em Dubai

O início das entregas está previsto para o primeiro semestre de 2027 e será incluído na carteira de pedidos da Embraer do 4º trimestre de 2025.

Raquel Lyra lança prontuário eletrônico unificado de saúde.
Iniciativa

Raquel Lyra lança prontuário eletrônico unificado de saúde e anuncia criação do selo "Bora Vacinar"

A medida vai reconhecer os municípios que alcançarem as melhores coberturas vacinais de crianças menores de 1 ano e da faixa etária de 9 a 14 anos.

Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília.
Medida

Operação que prendeu dono do Banco Master afasta presidente do Banco de Brasília

O governador do Distrito Federal informou que Paulo Henrique Costa estava nos Estados Unidos no momento da decisão.

mais notícias

+

Newsletter