Pernambuco, 23 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Humberto Costa diz que não acredita em terceira via e que PT estará com João Campos ou Raquel Lyra

O senador destacou afirmou que o partido só discutirá alianças em Pernambuco depois que o quadro nacional estiver mais claro.

Everthon Santos

13 de maio de 2025 às 10:58   - Atualizado às 10:59

Senador Humberto Costa.

Senador Humberto Costa. Foto: Portal de Prefeitura

O senador Humberto Costa (PT) afirmou, na segunda-feira, 12 de maio, que o apoio do Partido dos Trabalhadores à reeleição Raquel Lyra (PSD) ou à candidatura de João Campos (PSB) ao governo estadual em 2026 dependerá da conjuntura política nacional.

A declaração ocorreu durante entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco e ao Blog Dantas Barreto, na sede do jornal, no Recife.

Durante a conversa, Humberto afirmou que o PT só discutirá alianças em Pernambuco depois que o quadro nacional estiver mais claro. Segundo ele, a legenda não poderá tomar decisões isoladas nos estados.

O senador destacou que qualquer candidatura que receba apoio do partido precisará estar alinhada com a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"A gente não vai poder tomar essa decisão sem um contexto nacional. A primeira coisa que é relevante é que esses candidatos estejam com a candidatura de Lula. Para a gente, isso é quase uma condição sem a qual não se faz um entendimento", disse o petista.

Humberto também analisou o cenário político local para a disputa estadual de 2026. Na visão dele, o pleito deverá se concentrar nos nomes do atual prefeito do Recife, João Campos, e o da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

"Não acredito em uma terceira via. Acho que os dois nomes mesmo são os de João e Raquel", avaliou o senador.

O parlamentar também não descartou a possibilidade de o PT integrar oficialmente a base da governadora Raquel Lyra. 

Humberto ressaltou que, até o momento, essa sinalização não ocorreu e que, por isso, o partido segue em posição de independência em relação ao Palácio do Campo das Princesas.

O senador falou ainda sobre o papel do PT nas gestões estadual e municipal. Ele defendeu que o partido precisa manter a coerência em suas alianças e não pode apoiar candidatos que estejam em desacordo com as diretrizes do projeto nacional de Lula.

“Quando você montar o jogo, souber quais são todas as peças, vai começar a discutir com os partidos nacionalmente”, pontuou.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:30, 23 Jun

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Deputada federal Clarissa Tércio.
Manifestação

Clarissa Tércio comemora decisão da Suprema Corte dos EUA que proíbe transição de gênero em menores

A deputada Clarissa Tércio afirmou que, com a decisão, crianças e adolescentes agora estão "protegidos por lei contra os abusos dessa agenda radical".

O Governo Lula está preparando MP para evitar aumento na conta de luz.
Documento

Lula já tem minuta da Medida Provisória para barrar conta de luz mais cara

O Congresso encareceu a conta de luz ao obrigar o governo a contratar fontes caras e que estão caindo em desuso. A MP do governo Lula, dessa forma, tenta limitar o impacto.

Gilson Machado vai ser solto e deixará o COTEL; Moraes revoga prisão
Impedido

Gilson Machado não irá se apresentar em Caruaru por estar proibido de deixar o Recife; entenda

O ex-ministro do Turismo é sanfoneiro e cantor da banda de forró, Brucelose. Respondendo a um processo em liberdade, Gilson Machado não pode sair do Recife por determinação do STF.

mais notícias

+

Newsletter