Na última segunda-feira, 29 de abril, a Câmara Municipal do Recife aprovou a concessão do título de cidadã do Recife para a professora trans, Dayanna Louise Santos.

Essa decisão marca o fim de uma polêmica que se estendeu por quatro meses desde a primeira tentativa de honrar a docente.

Em 13 de dezembro do ano passado, o mesmo Legislativo Municipal havia negado a honraria para Dayanna Louise, gerando debate e controvérsia em torno do tema.

Natural de Carpina, na Mata Norte, Dayanna Louise é professora, pesquisadora e militante contra a transfobia.

Contudo, desta vez, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL), de número 3/2024, que deu origem ao título, foi proposto pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) e obteve 29 votos favoráveis e apenas dois contrários.

O vereador destacou a importância do reconhecimento à Dayanna Louise.

A concessão do título de cidadã do Recife é um reconhecimento não apenas de sua dedicação ao campo educacional, mas também de sua importância como representante da comunidade trans na cidade.

No ano passado, o projeto enfrentou dificuldades para ser aprovado, pois era necessário 24 votos favoráveis, porém, só obteve 20 votos. Naquela ocasião, 14 vereadores se abstiveram de votar.