Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo LULA afirma que não tem "NENHUMA NECESSIDADE" de implementar HORÁRIO DE VERÃO

Quando foi criado, o adiantamento do relógio em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro tinha por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica durante o horário de pico.

23 de setembro de 2023 às 11:50

O Ministério de Minas e Energia (MME) do Governo Lula avaliou não ser necessário, por enquanto, a implantação do Horário de Verão em 2023.

“Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do horário de verão”, disse a pasta, em nota.
Leia também:>>>HORÁRIO DE VERÃO EM 2023? Saiba o que o GOVERNO LULA definiu sobre o assunto

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os níveis de Energia Armazenada nos reservatórios devem se manter acima de 70% em setembro nas regiões Sul, Norte, Sudeste e Centro-Oeste, o que representa estabilidade no sistema. O ONS também ressalta que o período tipicamente seco está próximo do seu encerramento. Criado em 1931, o horário de verão foi extinto pelo governo federal em 2019, com base em estudos que apontaram a pouca efetividade na economia energética. O governo da época também se baseou em estudos da área da saúde sobre os impactos da mudança no relógio biológico das pessoas. Quando foi criado, o adiantamento do relógio em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro tinha por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica durante o horário de pico, que costumava ser em torno das 18h, e trazer economia de energia com maior utilização da iluminação natural. No entanto, nos últimos anos, o Ministério de Minas e Energia constatou mudanças no horário de pico, com maior consumo de energia no período da tarde, principalmente por causa da intensificação do uso de aparelhos de ar condicionado. Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:51, 28 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Anderson Ferreira.
Declaração

Anderson Ferreira afirma que direita vai eleger senador em Pernambuco

A fala do presidente do PL no estado, ocorreu na sexta-feira, 27 de março, em Caruaru, na entrevista à Rádio Liberdade ao comunicador César Lucena.

Moraes manda abater drones que sobrevoarem casa de Bolsonaro em Brasília
Determinação

Moraes manda abater drones que sobrevoarem casa de Bolsonaro em Brasília

A medida foi motivada por relatórios que identificaram o uso irregular desses equipamentos sobrevoando o imóvel de Bolsonaro

Rejeição do Governo Lula entre evangélicos bate recorde e alcança quase 90%
Eleições

Rejeição do Governo Lula entre evangélicos bate recorde e alcança quase 90%

Entre católicos, Lula ainda mantém vantagem, mas insuficiente para compensar a resistência encontrada em outros grupos religiosos.

mais notícias

+

Newsletter