Lula em sua aeronave. Foto: Ricardo Stuckert/PR
A pane no avião presidencial na última terça-feira, 1º de outubro, deixou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irritado. De acordo com apuração do jornal O Estado de S. Paulo, o presidente demonstrou insatisfação com a falta de conectividade da aeronave durante a emergência.
“Qualquer avião mequetrefe fala [ao telefone], não tenho um satélite nessa po***. A gente não pode passar por isso”, teria dito o presidente, segundo O Globo.
Assessores próximos relataram que Lula considera o modelo atual, adquirido há 18 anos, obsoleto. Diante disso, o governo brasileiro está se mobilizando para adquirir uma nova aeronave presidencial. Desde o início de seu mandato em 2023, o presidente vem defendendo a troca por um avião maior e mais confortável.
O incidente aconteceu após um problema técnico em um dos motores, o que obrigou o avião a sobrevoar em círculos por cinco horas para queimar combustível. A primeira-dama, Janja da Silva, sugeriu que a comitiva passasse mais uma noite no México. Porém, o chefe do executivo federal optou por continuar a viagem naquela mesma noite, embarcando no avião reserva que os aguardava no aeroporto.
A pane começou com um forte barulho logo após a decolagem. Preocupado, Lula foi até a cabine de comando, onde foi informado de que o motor possivelmente foi atingido por um pássaro, o que causou o problema. O comandante explicou que o pouso só seria realizado quando o avião atingisse o peso ideal para garantir a segurança.
A aeronave presidencial VC-1, que transporta o presidente Lula e comitiva, apresentou um problema técnico na terça-feira, 1° de outubro, após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, onde o presidente cumpriu agenda oficial nos últimos três dias.
Sem detalhar o incidente, a FAB informou que os procedimentos de segurança foram adotados seguindo os protocolos e os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao aeroporto da capital do país.
Confira a íntegra da nota à imprensa assinada pelo comandante da FAB, Marcelo Damasceno:
Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.
Atenciosamente,
Ten Brig Ar MARCELO KANITZ DAMASCENO
Comandante da Aeronáutica
2
4
23:52, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Sem decreto publicado, expectativa é de que pagamento siga modelo antecipado, com parcelas em abril e maio.
No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.
mais notícias
+