Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

NORDESTE vai ganhar novas LINHAS DE TRANSMISSÃO para potencializar energia RENOVÁVEL, anuncia ONS

Além da ampliação da capacidade, o órgão também implementou melhorias nos processos de definição das restrições de geração.

Ricardo Lélis

25 de outubro de 2024 às 19:13   - Atualizado às 19:24

Linhas de transmissão

Linhas de transmissão Foto: Divulgação

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou esta semana a ampliação da capacidade de escoamento da energia gerada no Nordeste, região que concentra a maior parte da produção eólica e solar do país.

Com a entrada em operação de novas linhas de transmissão e uma subestação, os limites de intercâmbio entre o Nordeste e as regiões Sudeste/Centro-Oeste e Norte foram significativamente ampliados.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

"A expansão do sistema de transmissão é fundamental para a transição energética, a grande prioridade do presidente Lula. Essa medida garante um sistema elétrico mais eficiente e confiável, beneficiando toda a sociedade", afirma o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Além da ampliação da capacidade de transmissão, o ONS também implementou melhorias nos processos de definição das restrições de geração.

Veja Também

Na avaliação do MME, essa medida, combinada com as novas linhas, contribui para minimizar os impactos das restrições, para garantir um aproveitamento mais eficiente da energia gerada no Nordeste e um futuro energético mais sustentável e seguro para o país.

Bandeira amarela em novembro

Após dois meses no nível vermelho, a bandeira tarifária para novembro será amarela, com cobrança extra de R$ 1,885 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu a bandeira tarifária.

Em outubro, a bandeira estava no nível vermelho patamar 2, a mais cara de todas, com a cobrança de R$ 7,877 por 100 kWh. Desde agosto de 2021 que a tarifa mais alta não era acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram a redução da bandeira tarifária para amarela foi a melhoria nas condições de geração de energia no país.

A agência reguladora, no entanto, informou que a previsão de chuvas e de vazões nas regiões das hidrelétricas continua abaixo da média, o que justifica o acionamento da bandeira tarifária para cobrir os custos da geração termelétrica para atender às necessidades dos consumidores.

Uma sequência de bandeiras verdes, sem a cobrança de tarifas extras, foi iniciada em abril de 2022. A série foi interrompida em julho deste ano, com a bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha patamar 1, em setembro.

Com as ondas de calor e as fortes secas no início do segundo semestre, a Aneel acionou a bandeira vermelha patamar 2 em outubro.

Agência Gov

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:48, 07 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

TABATA AMARAL registra notícia-crime na Justiça por DEEPFAKE ELEITORAL com poses sensuais
Polêmica

Vídeo: "Conservadorismo é discurso para esconder safadeza", diz Tabata Amaral

Segundo a parlamentar, parte da oposição utiliza a retórica conservadora para proteger políticos corruptos e interesses próprios.

Lula y el presidente iraní Ebrahim Raisi durante una reunión bilateral del BRICS en Johannesburgo (2023)
Declaração

Irã agradece ao Brasil por condenar ataques dos EUA e Israel

Declaração diplomática reforça peso do posicionamento brasileiro, enquanto crise no Oriente Médio eleva riscos estratégicos, econômicos e de segurança para o país.

Pagamentos do Bolsa Família em março seguem calendário baseado no número final do NIS dos beneficiários.
Brasil

Calendário do Bolsa Família de março: veja quando cada beneficiário recebe

Pagamentos do Bolsa Família seguem ordem do final do NIS em março e organizam o repasse para milhões de famílias em todo o país.

mais notícias

+

Newsletter