Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MINISTÉRIO da Saúde quer IMUNIZAR 28 MILHÕES de animais contra RAIVA em todo o país

Em nota, a pasta detalhou que a proposta é eliminar a doença mediada por cães, garantindo a proteção tanto da população, quanto de pets, estratégia considerada fundamental para a prevenção de surtos.

Ricardo Lélis

28 de setembro de 2024 às 20:37   - Atualizado às 20:50

Cachorro recebendo vacina

Cachorro recebendo vacina Foto: Divulgação

No Dia Mundial Contra a Raiva, lembrado neste sábado, 28 de setembro, o Ministério da Saúde informou que pretende imunizar 28 milhões de cães e gatos em todas as unidades da Federação.

O número engloba vacinação de rotina, bloqueio de foco e imunização por meio de campanha em 22 estados e no Distrito Federal.

Em nota, a pasta detalhou que a proposta é eliminar a raiva mediada por cães, garantindo a proteção tanto da população, quanto de animais de estimação, estratégia considerada fundamental para a prevenção de surtos da doença. O país não registra casos humanos de raiva mediados por cães desde 2015.

Doses

Este ano, o ministério informou ter distribuído aos estados e municípios 1.355.260 doses da vacina contra a raiva humana. Até 12 de setembro, 669.578 delas haviam sido aplicadas.

Já para a campanha de vacinação contra a raiva canina e felina, até o momento, foram distribuídas 23.802.350 doses. 

Veja Também

Histórico

De acordo com a pasta, ao longo dos últimos anos, o predomínio de casos humanos no Brasil, classificados como esporádicos e acidentais, está relacionado ao ciclo silvestre da raiva, onde a transmissão ocorre principalmente por meio de morcegos, saguis e raposas. 

“Campanhas anuais em áreas de maior risco e bloqueios de foco mostraram-se instrumento de controle de raiva canina e felina, alcançando significativa redução nos casos de raiva humana transmitida por esses animais, com o último caso humano mediado por cães registrado há oito anos.”

Dados da pasta mostram que, entre 1999 a 2024, o Brasil saiu de 1.200 casos de raiva canina para apenas dez casos, todos com variantes de animais silvestres.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem. Ela é considerada de extrema importância para a saúde pública, uma vez que a letalidade se aproximada de 100%, além de ser uma enfermidade passível de eliminação no ciclo urbano e da existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura e pela lambedura desses animais.

O período de incubação varia entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:10, 26 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula ao lado dos comandantes das Forças Armadas.
Sugestão

Lula apresentou ao Congresso proposta de revisão da aposentadoria de militares, diz ministro da Fazenda

"Eu convido que a gente se debruce sobre isso", emendou Dario Durigan durante participação em evento organizado pela revista Exame e o Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Zema diz que pretende fatiar Petrobras e BB para viabilizar privatização
Sabatina

Zema diz que pretende fatiar Petrobras e BB para viabilizar privatização

Candidato do Novo quer dividir estatais por áreas antes de privatizá-las e afirma que Caixa Econômica ficaria fora do plano.

Romeu Zema (Novo).
Salários

Zema diz que dívida de 300% em Minas Gerais "foi toda feita no passado" e destaca melhora na situação fiscal do estado

Candidato admitiu manter regra atual do salário mínimo e condicionou mudança na idade de aposentadoria à situação das contas públicas.

mais notícias

+

Newsletter