Pernambuco, 14 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem Política Descricao da imagem

Governo Estadual

IDEB 2023: Saiba o estado com MELHOR EDUCAÇÃO do Brasil no ranking geral

Criado em 2007 pelo MEC, o índice é o principal indicador de qualidade na área do país, sendo divulgado a cada dois anos pelo Inep.

14 de agosto de 2024 às 18:29   - Atualizado às 18:52

Alunos em sala de aula

Alunos em sala de aula Foto: Hedeson Alves/SEED

O Paraná tem a melhor educação do Brasil tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental (anos iniciais e finais), segundo  os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 divulgados nesta quarta-feira, 14 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

Entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a sua nota no Ideb no ensino médio, o que inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado, e as escolas privadas e institutos federais.

Com isso, o Estado manteve a liderança nacional alcançada em 2021, permanecendo à frente de Goiás e do Espírito Santo, ambos com nota 4,8. A média nacional é de 4,3.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Apenas na rede estadual a nota do Ensino Médio do Paraná é de 4,7, muito próxima de Goiás, com 4,8. Houve uma evolução de 0,1 em relação ao ranking de 2021.

Nos últimos anos do ensino fundamental, que engloba estudantes do 6º ao 9º ano, o Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5.

Leia Também

A alta fez com que o Estado, que era 3º colocado na avaliação de 2021, assumisse a liderança também neste recorte, empatado com os estados do Ceará e Goiás, que também obtiveram índice 5,5. A média nacional ficou em 5.

O Paraná também lidera a classificação de rede pública nessa faixa etária, com 5,4, acima de Ceará e Goiás.

Durante a divulgação dos dados, o Paraná foi citado pelo MEC como exemplo por ter adotado uma estratégia de forte estadualização das escolas responsáveis pelos últimos anos do ensino fundamental.

A medida segue tendência contrária à boa parte do restante do País, em que a gestão da maioria das unidades é feita pelos municípios.

“Novamente o desempenho dos estudantes paranaenses colocou o Estado como melhor do País no ranking geral, reflexo da competência e dedicação dos diretores, professores, pedagogos e funcionários das escolas, principalmente das estaduais”, afirmou Ratinho Junior.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, cuja gestão é feita pelos municípios, o Paraná também aparece na liderança do Ideb com nota 6,7, acima do Ceará, que teve um índice de 6,6, e de São Paulo, com 6,5.

O resultado é reflexo do programa Educa Juntos, no qual a Secretaria de Estado da Educação orienta as gestões municipais com materiais didáticos, formação de professores e seminários.

Segundo o Ministério da Educação, os dados estratificados do Ideb e os dados individuais de cada escola devem ser divulgados ao longo desta quarta-feira (14).

Governo do Paraná

Icone

Carregando Comentários...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:21, 14 Ago

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Obra da Compesa
Serviço

Governo de PERNAMBUCO anuncia R$ 650 MILHÕES para obras de água e esgoto em CARUARU

Segundo a gestão estadual, os recursos serão aplicados ao longo dos próximos três anos, assegurando água de qualidade na torneira tanto para quem mora na zona urbana quanto para quem reside na área rural do município.

Raquel Lyra recebe diretoria da Unicef para reafirmar parceria e celebrar SELO
Pernambuco

Raquel Lyra recebe diretoria da Unicef para reafirmar parceria e discutir novas ações

Segundo a governadora, já é possível 'perceber os resultados positivos' da colaboração.

Governadora Raquel Lyra relança o Proupe
Compromisso

Governadora relança PROUPE criado por EDUARDO Campos com BOLSA de até R$ 500 para ESTUDANTES

Segundo Raquel Lyra, a iniciativa visa cerca beneficiar 3.300 alunos da rede estadual de ensino superior.

mais notícias

+