Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

GOVERNO RAQUEL Lyra autoriza PAGAMENTO de R$ 164,4 MILHÕES do Bônus de DESEMPENHO Educacional

A quantia que cada educador receberá depende de uma fórmula de cálculo que considera tanto o salário quanto as notas desses indicadores.

Ricardo Lélis

11 de outubro de 2024 às 08:36   - Atualizado às 09:14

Governadora Raquel Lyra

Governadora Raquel Lyra Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco publicou nesta sexta-feira, 11 de outubro, um decreto que concede o Bônus de Desempenho Educacional (BDE) para o ano de 2024.

Este bônus, que totaliza cerca de R$ 164,4 milhões, é baseado nos resultados alcançados nos índices IDEB e IDEPE em 2023. A quantia que cada educador receberá depende de uma fórmula de cálculo que considera tanto o salário quanto as notas desses indicadores.

A divulgação deste benefício ocorre às vésperas do Dia dos Professores, que será comemorado na próxima terça-feira (15). Detalhes adicionais sobre os valores específicos e o processo de pagamento serão fornecidos pelo governo estadual ao longo do dia.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Critérios

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco também divulgou os critérios que servirão de base para o cálculo do BDE de 2024, com foco nos servidores da Rede Pública Estadual. 

Veja Também

O valor de referência será definido de acordo com a remuneração percebida em dezembro de 2023, excluindo o 13º salário, e variará conforme o tipo de vínculo do servidor com o órgão.

Os principais pontos para o cálculo do BDE incluem:

  • Servidores do Magistério: Será considerado o valor da remuneração recebida em dezembro de 2023, sem o 13º salário.
  • Demais servidores efetivos: O cálculo terá como base o vencimento inicial da Classe I, Faixa A, da primeira matriz da carreira do servidor beneficiado.
  • Contratados temporários: O valor de referência será a remuneração mensal prevista no contrato de trabalho.
  • Cargos comissionados sem vínculo efetivo: Para esses servidores, o cálculo será feito com base na remuneração mensal do cargo.
  • Servidores cedidos de outros órgãos: O valor da remuneração mensal será utilizado como referência para servidores de outros órgãos cedidos à Secretaria de Educação e Esportes.
  • Professores da Polícia Militar de Pernambuco: Será utilizado o vencimento inicial da Classe I, Faixa A, da primeira matriz da carreira do cargo público de professor.

Em todos os casos, o valor de referência não poderá ser superior à remuneração base de dezembro de 2023, excluindo quaisquer verbas acessórias. 

Para os professores efetivos da Secretaria de Educação e Esportes com carga horária de 200 horas mensais, o vencimento inicial da Classe I, Faixa A, será o parâmetro máximo.

O BDE 2024 será destinado aos servidores que estavam lotados em 2023 nas sedes da Secretaria de Educação e Esportes, nas Gerências Regionais (GREs) e nas unidades escolares da Rede Pública Estadual. 

A Secretaria reforça que os critérios foram estabelecidos para garantir uma distribuição justa e condizente com as atividades desempenhadas pelos profissionais da educação ao longo do ano.

Confira o documento: 

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:56, 17 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

 Agenda da Governadora Raquel Lyra (PSD).
Agenda

Governadora vai até Palmares, Água Preta, Catende e Xexéu nesta sexta-feira (17)

Gestora visita cidade e realiza ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social

Piso dos professores.
Valorização

STF forma maioria: professores temporários devem receber o Piso Nacional da Educação

Relator Alexandre de Moraes votou a favor da categoria; decisão em repercussão geral impactará redes públicas de todo o país.

Ilustração de um professor na frente do STF
Educação

STF decide hoje se professores temporários têm direito ao Piso Nacional do Magistério

Julgamento do Tema 1308, com origem em Pernambuco, definirá se estados e municípios podem pagar salários abaixo do piso para docentes sob contrato temporário.

mais notícias

+

Newsletter