A gestão estadual decretou situação de emergência em saúde pública, válida por 90 dias, prorrogáveis em caso de necessidade, por conta do aumento de casos de SRAG.
Governo Raquel Lyra amplia 34 leitos pediátricos. Foto: Reprodução / Secom
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), segue ampliando a rede de assistência pediátrica para o enfrentamento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.
Na segunda-feira, 2 de junho, a SES-PE anunciou a abertura de mais 16 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, no Memorial Hospital de Goiana, na Zona da Mata Norte, e 6 de enfermaria no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Com essa expansão, em 2025, Pernambuco já contabiliza 275 novos leitos pediátricos abertos.
“As ações do Plano de Sazonalidade envolvem todo o estado. Temos, atualmente, um credenciamento aberto que permite que hospitais filantrópicos e privados se integrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a oferta de leitos, garantindo uma atuação mais efetiva. Agora, anunciamos esse novo reforço, com 16 leitos em Goiana e Garanhuns, que irão fortalecer ainda mais o enfrentamento do período sazonal na região", destacou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral, Anderson Oliveira.
Plano de Contingência e Decreto de Emergência - Para enfrentar o período sazonal — que em Pernambuco costuma ocorrer entre os meses de março e agosto —, a SES-PE publicou, em fevereiro, o Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância 2025.
O documento prevê a ampliação da capacidade de atendimento, a integração entre os diferentes níveis da rede de saúde e a adoção de protocolos padronizados, visando assegurar respostas rápidas e eficazes às demandas da população.
Além disso, o Governo de Pernambuco decretou, na última quarta-feira (28/05), situação de emergência em saúde pública, válida por 90 dias, prorrogáveis em caso de necessidade.
A decisão foi tomada diante do aumento expressivo dos casos de SRAG de origem viral, especialmente em crianças, e da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI neonatal e pediátrica no estado, que vem pressionando a rede hospitalar.
O Decreto nº 58.686, publicado no Diário Oficial do Estado, autoriza a adoção de medidas administrativas emergenciais, conforme a legislação vigente.
A SES-PE é a responsável por coordenar os serviços e as ações de saúde pública, podendo estabelecer diretrizes e editar normas complementares necessárias para o enfrentamento da crise.
O secretário executivo Anderson Oliveira ainda reforçou a importância da adoção de medidas preventivas para reduzir a circulação viral.
“Se tivermos uma criança em casa com sintomas gripais, é fundamental não levá-la para a escola e evitar o contato com outras crianças. No caso de menores de dois anos, é recomendável evitar exposições desnecessárias. Essas atitudes, junto com a atualização do cartão vacinal de toda a família, são fundamentais para que possamos reduzir a transmissão dos vírus respiratórios”, orientou.
3
16:14, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
mais notícias
+