Máquina de ressonância magnética em unidade de saúde. Foto: SES-PE/Divulgação
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), alcançou um marco histórico ao zerar as filas de exames de ressonância magnética, tomografia e densitometria óssea na IX Gerência Regional de Saúde (Geres). A conquista ocorreu por meio do Programa Cuida PE, beneficiando diretamente os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri (sede), Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, no Sertão do Araripe.
Ao todo, foram realizadas 1.373 ressonâncias magnéticas, 1.111 tomografias e 125 exames de densitometria óssea, assegurando a eliminação da demanda reprimida na região.
Para a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, a iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a interiorização e a eficiência dos serviços prestados para a populão.
“Zerar filas de exames em uma região tão importante como o Sertão do Araripe é resultado de planejamento, investimento e trabalho em parceria com os municípios. O Programa Cuida PE tem sido fundamental para garantir que a população tenha acesso oportuno aos diagnósticos e aos cuidados necessários, fortalecendo a rede de saúde em todo o estado”, destacou.
Outras regiões do estado também tiveram filas de exames zeradas. Na II Gerência Regional de Saúde (Geres), foram zeradas as filas para ressonância magnética e tomografia; na IV Geres, a demanda por densitometria óssea foi totalmente atendida; na V Geres, as filas de ressonância magnética, tomografia e densitometria óssea foram zeradas; na VI Geres, houve a eliminação da fila de densitometria óssea; enquanto nas VII, X e XI Geres foram zeradas as filas para tomografia, ressonância magnética e densitometria óssea, ampliando o acesso da população a exames essenciais em diferentes regiões de Pernambuco.
Estratégia do Governo de Pernambuco, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Cuida PE tem como objetivo reduzir as filas de exames, cirurgias eletivas e consultas, além de descentralizar e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, garantindo mais agilidade no atendimento e melhor qualidade de vida para os pernambucanos.
Em 2025, a ação alcançou a marca histórica de 250 mil cirurgias realizadas, diminuindo consideravelmente a espera por esse tipo de procedimento no território pernambucano. De janeiro a setembro deste ano, o programa já realizou 79.400 cirurgias, número superior a todo o ano de 2023 e equivalente a 84,4% das cirurgias realizadas em 2024. Do início do programa até setembro de 2025, foram realizadas 270 mil ressonâncias magnéticas e 770 mil tomografias computadorizadas.
Em relação às consultas especializadas, realizadas nas Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs) em todo o estado, nos últimos três anos, o número de atendimentos já ultrapassa 1,2 milhão. Quanto ao transporte assistido de pacientes, somente entre janeiro e outubro de 2025, foram 20.786 pessoas transportadas pelas 24 vans do Cuida PE, ampliando o acesso de moradores de áreas mais distantes aos serviços de saúde.
3
4
10:16, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.
mais notícias
+