Governador Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro. Foto: Governo do Rio Janeiro/Rogério Santana
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), comentou, em uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, que "apenas os policiais foram vítimas", sobre a megaoperação que ocorreu na terça (28) nos complexos da Penha e Alemão. Ao todo, segundo a Defensoria Pública, foram confirmados cerca de 130 pessoas. (veja vídeo abaixo)
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro confirmou, na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, 132 mortos resultantes da megaoperação realizada nos complexos da Penha e Alemão na terça (28). Moradores das regiões, ambas localizadas na Zona Norte, empilham os corpos que estão sendo encontrados, nas ruas, com o intuito de contabilizar o número de óbitos.
Na terça-feira (28), o Governo Estadual havia informado que 64 pessoas morreram durante a Operação Contenção, deflagrada contra lideranças do Comando Vermelho (CV), além de quatro policiais.
Cerca de 50 corpos foram retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a operação realizada pelas forças de segurança do estado, nessa terça-feira, 28 de outubro.
O ativista Raul Santiago, morador do complexo, fez uma transmissão ao vivo e denunciou a “chacina que entra para a história do Rio de Janeiro, do Brasil e marca com muita tristeza a realidade do país.”
A pedido dos familiares, os corpos foram expostos para registro da imprensa, e depois foram cobertos com lençóis. A comunidade aguarda a retirada dos corpos pelo Instituto Médico-Legal.
A Operação Contenção, como foi batizada, mobilizou aproximadamente 2,5 mil agentes da PCRJ e PMRJ, assim como promotores do Ministério Público carioca (MPRJ). Quatro homens apontados como traficantes também foram mortos no confronto.
Durante o avanço das forças de segurança, criminosos reagiram com tiros e ergueram barricadas em chamas para impedir a entrada dos policiais. O confronto resultou ainda em quatro PMs feridos, um deles atingido na perna enquanto atuava em uma área de mata.
Três moradores da região foram vítimas de balas perdidas: um homem em situação de rua, uma mulher que estava em uma academia próxima ao batalhão de Olaria e outro homem encontrado em um ferro-velho. Todos foram socorridos.
3
07:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.
mais notícias
+