Pesquisa para as eleições de Goiana. Foto/Arte: Portal de Prefeitura
Apoiado pelo ex-prefeito Eduardo Honório (União Brasil), o candidato Marcílio Régio (PP) lidera a eleição suplementar pela Prefeitura de Goiana, município na Zona da Mata Norte do Estado, com 57,65% das intenções de voto, contra 42,35% do prefeito interino Eduardo Batista (Avante).
Os dados foram levantados pelo Instituto Exatta. A porcentagem considera os votos válidos da simulação estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor.
A pesquisa, contratada pelo Diario de Pernambuco, foi realizada entre os dias 28 de abril e 01 de maio de 2025, quando foram entrevistados 500 eleitores, o que assegura uma margem de erro de 4,4% para mais ou para menos, com um nível de confiança estimado em 95%, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-01569-2024.
Já no cenário estimulado considerando as abstenções, Régio soma 49%, enquanto Batista aparece com 36%. Branco e nulos representam 2,6%, e 12,4% não responderam ou não sabem.
Na simulação espontânea, sem a apresentação dos nomes aos entrevistados, Régio registra 45,4%, contra 34% de Batista. 2% afirmaram votar nulo ou branco, e 18,6% não sabem ou não responderam.
Entre os dois candidatos, Eduardo Batista é o mais rejeitado pelos entrevistados. 35,6% afirmaram que não votariam nele se a eleição fosse hoje. 25,8% rejeitam Marcílio Régio. 38,2% não rejeitam nenhum dos candidatos, e 2,6% não responderam.
No domingo, 4 de maio, das 8h às 17h, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza eleição suplementar na cidade de Goiana, na Zona da Mata Norte. No total, 65.218 eleitores estão aptos a votar e poderão ir às urnas para escolher o futuro prefeito.
Os eleitores de Goiana voltam às urnas em razão da impugnação da chapa eleita nas Eleições 2024. O caso foi ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu o registro do candidato reeleito ao cargo de prefeito, Eduardo Honório Carneiro (União Brasil). O entendimento foi de que a reeleição configurou um terceiro mandato consecutivo.
A prefeitura está sendo disputada pelos candidatos Marcílio Régio (PP) e Eduardo Batista (Avante).
No dia do pleito, o município contará com 199 seções com urnas. Isso significa que cinco das 204 seções eleitorais aptas em Goiana passarão a ser agregadas. A agregação não importa prejuízo ao exercício do voto e geralmente acontece para otimizar os trabalhos eleitorais e custos operacionais, unindo seções com poucos eleitores, por exemplo.
Na maioria das vezes, essa integração acontece dentro do mesmo local de votação, mas, em alguns casos, a mudança de endereço pode acontecer. Por isso, é importante que os eleitores fiquem atentos e verifiquem com antecedência seu local de votação.
Da redação do Portal com informações do Diario de Pernambuco.
3
18:53, 05 Out
28
°c
Fonte: OpenWeather
Na petição a defesa diz que a decisão do ministro que determinou a suspensão da visitação pelo prazo de 90 dias perde a validade no dia 11 de outubro.
Dos 32 senadores que tentaram a reeleição em 2026, 14 conseguiram um novo mandato. Os outros 18 não foram reeleitos. Com isso, 40 das 54 cadeiras em disputa serão ocupadas por novos senadores a partir de 2027.
A disputa está marcada para o dia 25 de outubro, quando o candidato do PL enfrentará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
mais notícias
+