Com lágrimas nos olhos, Gilson Machado publica vídeo em defesa a Bolsonaro. Foto: Reprodução
Na última quinta-feira, 24 de julho, Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo no governo Jair Bolsonaro, usou as redes sociais para demonstrar apoio ao ex-presidente.
O ex-candidato à Prefeitura do Recife publicou um vídeo ao lado de um boneco em tamanho real de Bolsonaro. Sem dizer uma palavra, ele escreveu na legenda: “Tem hora que o silêncio GRITA!”.
A publicação foi feita em meio às medidas restritivas que Bolsonaro enfrenta por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado. Desde o último dia 18, o ex-presidente usa uma tornozeleira eletrônica e está proibido de sair do Distrito Federal.
Além disso, Bolsonaro precisa cumprir recolhimento domiciliar entre as 19h e 6h, não pode utilizar redes sociais e está proibido de se aproximar de embaixadas. As medidas visam evitar qualquer tentativa de fuga ou solicitação de asilo internacional, já que o STF vê indícios de que ele poderia tentar se refugiar no exterior.
Vale destacar que o próprio Gilson Machado foi alvo da mesma investigação. No dia 13 de junho, a Polícia Federal prendeu Gilson em cumprimento a uma ordem do ministro Alexandre de Moraes. Ele foi apontado como suspeito de tentar intermediar a emissão irregular de um passaporte português para Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Apesar de ter sido liberado no mesmo dia, o ex-ministro teve a liberdade condicionada a uma série de medidas. Entre elas, Gilson está impedido de deixar o Recife. As restrições também incluem entrega de passaporte e proibição de contato com outros investigados.
A Polícia Federal informou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que Gilson Machado teria buscado um passaporte português em nome de Mauro Cid.
Segundo os investigadores, a tentativa não teve sucesso, mas a PF alertou a PGR sobre a possibilidade de o ex-ministro insistir na estratégia, usando outros consulados ou contatos.
Na semana passada, Bolsonaro reiterou mais uma vez em entrevista coletiva que Gilson Machado é o candidato oficial do PL ao Senado Federal por Pernambuco. A declaração pública de Bolsonaro alinha nacionalmente a legenda e dá respaldo político a Gilson, que já ocupou o cargo de ministro do Turismo durante o seu governo e tem forte ligação com o ex-presidente.
"Há um interesse nosso enorme nas eleições para o Senado. Nós queremos um Senado forte para equilibrar os Poderes. [...] Se depender de mim, é Gilson em Pernambuco", afirmou Bolsonaro.
A declaração ocorre após Anderson Ferreira, ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e presidente do PL-PE, colocar em dúvida a pré-candidatura de Gilson.
Na oportunidade, Bolsonaro aproveitou para citar outros nomes que tem o seu apoio no restante do Brasil.
"Lá no Rio tem a reeleição do Flávio e a outra não sei se o Cláudio Castro [governador do Rio de Janeiro] vem como candidato. O meu filho Carlos vai para Santa Catarina, nas pesquisas lá ele está em primeiro lugar. Um desconhecido Bruno Scheidt em Rondônia. Estamos trabalhando dessa forma no Brasil todo", declarou o ex-presidente.
3
4
11:03, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+