Pernambuco, 16 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gilmar Mendes manda DESARQUIVAR investigação sobre supostas IRREGULARIDADES E OMISSÕES do GOVERNO BOLSONARO

A avaliação deve ser baseada no relatório elaborado pela Polícia Federal (PF). O caso está sob sigilo.

10 de julho de 2023 às 20:24

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, revogou uma decisão parcial da Justiça Federal em Brasília que havia arquivado uma investigação sobre a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro. A investigação trata de supostas irregularidades e omissões por parte de membros do antigo governo durante a pandemia de Covid-19. As informações foram divulgadas pelo G1. Gilmar Mendes determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) reavalie a existência de indícios de crimes nas condutas de:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente,
  • Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde e atual deputado federal
  • Coronel Antonio Elcio Franco Filho, ex-número 2 do ministério,
  • Mayra Pinheiro, da ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde,
  • Mauro Luiz Ribeiro, do Conselho Federal de Medicina;
  • Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República
VEJA MAIS: >> Alckmin sobre apreensão do celular de Bolsonaro: ‘precisa haver investigação para que as coisas sejam esclarecidas’

A avaliação deve ser baseada no relatório elaborado pela Polícia Federal (PF). O caso está sob sigilo. Estão sendo investigados crimes como epidemia com resultado de morte, mau uso de verbas públicas, prevaricação e comunicação falsa de crime. Para o ministro, o arquivamento da investigação foi considerado irregular. Agora, conforme a decisão do STF, a PGR terá de promover uma nova avaliação sobre todo o caso e as pessoas envolvidas.  

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:50, 16 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O presidente da República e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Justificativa

"Eu não era presidente": Lula contesta Flávio Bolsonaro sobre indicação de Moraes ao STF

O presidente também ressaltou que não foi responsável pelas indicações de Nunes Marques e André Mendonça, escolhidos por Bolsonaro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mudanças

Lula defende reforma profunda no Judiciário e propõe discutir mandato de ministros do STF

O petista também defendeu o estabelecimento de "critérios de moralização", declarando que membros do Judiciário não podem querer enriquecer e nem ter parentes advogando em processos relacionados ao STF

Advogado João Neto e momento da agressão.
Rejeitado

TRE barra candidatura do advogado João Neto após condenação por violência doméstica

A condenação pelo crime previsto no artigo 129, § 13, do Código Penal foi confirmada, por unanimidade, pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). 

mais notícias

+

Newsletter