Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Futura/Apex: Lula registra 47,7% contra 42,2% de Flávio Bolsonaro no 2º turno após áudios de Vo

A nova sondagem foi realizada após a divulgação de um áudio envolvendo o senador e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do agora liquidado Banco Master.

Ricardo Lélis

22 de maio de 2026 às 15:28   - Atualizado às 15:28

Presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro.

Presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro. (Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Jefferson Rudy/Agência Senado)

Pesquisa Futura/Apex, divulgada nesta sexta-feira, 22 de maio, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa do segundo turno em cenário contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O atual chefe do Executivo aparece com 47,7%, subindo mais de três pontos percentuais em comparação ao último levantamento do instituto, quando marcava 44,4%.

Já o filho do ex-presidente Jair Bolsanaro (PL), registra 42,2% das intenções de voto. Antes o senador somava 46,9%, sofrendo uma queda de 4,7 pontos. 

A nova sondagem foi realizada após a divulgação de um áudio envolvendo o senador e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do agora liquidado Banco Master.

O levantamento também simulou outros cenários de segundo turno. Lula aparece numericamente à frente do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Veja Também

A pesquisa Futura/Apex entrevistou 2 mil eleitores em 878 cidades brasileiras entre os dias 15 e 20 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O levantamento foi realizado com recursos do próprio instituto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06529/2026.

Rejeição de Flávio após áudio

O senador Flávio Bolsonaro (PL) passou a ser o pré-candidato a presidente numericamente mais rejeitado após a divulgação do áudio em que ele pede dinheiro para o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, de acordo com pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada na última terça-feira, 19 de maio.

O porcentual de entrevistados que disseram não votar nele de jeito nenhum saiu de 49,8% em abril para 52% em maio. Lula, que até então liderava o ranking, oscilou de 51% para 50,6%.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é rejeitado por 49,1% e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), cotada para substituir o enteado na corrida presidencial, por 45,6%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:08, 04 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Luquel: eleitores de Lula que votam em Raquel marcam presença na convenção do PSD
Movimento

"Luquel" ganha força em convenção do PSD e reforça apoio de lulistas a Raquel Lyra

Eleitores que votam no presidente Lula e na governadora ignoram aliança entre PSB e PT alegando que o voto é uma escolha livre e individual.

Tenente-brigadeiro Carlos Baptista Junior.
Relato

Ex-comandante da FAB revela em livro bastidores da crise que levou ao 8/1: 'Eu Disse Não!'

Na obra, Baptista Junior narra em primeira pessoa como formou a "trincheira antigolpista" e resistiu às pressões para que os militares aderissem a uma ruptura institucional.

Uber
Eleições 2026

TSE decide que carros de aplicativo não podem exibir adesivos de propaganda eleitoral

Corte manteve multa de R$ 2 mil aplicada a um candidato a vereador de Caruaru e entendeu que veículos usados em aplicativos são bens de uso comum.

mais notícias

+

Newsletter