Feriados 2026. Foto: Freepik
O Governo Federal divulgou nesta terça-feira, 30 de dezembro, a lista oficial dos feriados nacionais e pontos facultativos de 2026, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União.
O calendário prevê 14 datas ao longo do ano, entre feriados nacionais e pontos facultativos, com destaque para o fato de que dez delas podem resultar em feriadões prolongados, ao cair antes ou depois dos fins de semana.
A definição do calendário oficial serve como referência para órgãos da administração pública federal, além de orientar estados, municípios, empresas e trabalhadores na organização do expediente, do planejamento financeiro e das programações pessoais. Em 2026, a distribuição das datas favorece períodos de descanso mais longos, especialmente em feriados tradicionais que caem em quintas, sextas ou segundas-feiras.
De acordo com a portaria, apenas um feriado nacional não ocorrerá em dia útil. A Proclamação da República, celebrada em 15 de novembro, cairá em um domingo, o que impede a possibilidade de emendar com o fim de semana. Todos os demais feriados e pontos facultativos aparecem em dias estratégicos do calendário, permitindo a ampliação do período de folga, a depender da decisão de cada órgão ou empregador.
O ano começa com o feriado de Ano Novo em uma quinta-feira, 1º de janeiro, o que possibilita a tradicional emenda com a sexta-feira e o fim de semana seguinte. O calendário segue com o Carnaval, que em 2026 ocorre nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira, ambos considerados pontos facultativos. A Quarta-feira de Cinzas, em 18 de fevereiro, também aparece como ponto facultativo até as 12h, mantendo a prática adotada nos últimos anos.
Outro destaque do calendário é o feriado da Paixão de Cristo, celebrado em 3 de abril, uma sexta-feira. A data cria um fim de semana prolongado logo no primeiro semestre. Em abril, o feriado de Tiradentes também chama atenção. O dia 21 cai em uma terça-feira, enquanto a segunda-feira, dia 20, foi definida como ponto facultativo, o que permite até quatro dias consecutivos de descanso.
O Dia Mundial do Trabalho, comemorado em 1º de maio, será celebrado em uma sexta-feira, mantendo a tradição de gerar um feriadão nacional. Já o Corpus Christi, que em 2026 ocorre em 4 de junho, uma quinta-feira, aparece como ponto facultativo, assim como a sexta-feira seguinte, dia 5, ampliando novamente a possibilidade de folga prolongada.
No segundo semestre, o feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro, cairá em uma segunda-feira, facilitando a organização de viagens e atividades familiares. O mesmo ocorre com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, que também será celebrado em uma segunda-feira, reforçando o número de feriadões ao longo do ano.
O Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, aparece como ponto facultativo e cairá em uma quinta-feira, o que pode gerar nova emenda, dependendo da decisão dos órgãos públicos. Já o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, cairá em uma terça-feira, ampliando as possibilidades de descanso prolongado em algumas regiões.
No fim do ano, o Natal aparece com ponto facultativo no dia 24 de dezembro, uma quinta-feira, seguido pelo feriado nacional no dia 25, sexta-feira. A configuração cria um dos feriadões mais longos do calendário. O Ano Novo de 2027 também começa favorecido, já que o dia 31 de dezembro de 2026, quinta-feira, foi definido como ponto facultativo, antecedendo o feriado de 1º de janeiro.
3
03:51, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+