Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Família Coelho é investigada por suspeitas de fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro

Os investigadores analisam contratos custeados com recursos de emendas parlamentares que teriam beneficiado a Prefeitura de Petrolina, em Pernambuco.

Redação

25 de fevereiro de 2026 às 10:41   - Atualizado às 10:42

Miguel Coelho, Fernando Filho e Fernando Bezerra Coelho.

Miguel Coelho, Fernando Filho e Fernando Bezerra Coelho. Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, a Operação Vassalos para investigar suspeitas de fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo recursos de emendas parlamentares. A apuração coloca integrantes da família Coelho entre os alvos, incluindo o ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e os filhos, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e o deputado federal Fernando Filho (União-PE).

Os agentes cumprem 42 mandados autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ordens judiciais alcançam endereços em Pernambuco, Bahia, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal. O STF autorizou as medidas porque o caso envolve autoridades com foro por prerrogativa de função.

A investigação aponta para a atuação de uma organização criminosa que teria direcionado contratos públicos para empresas ligadas ao grupo investigado. Segundo a Polícia Federal, o esquema envolveu fraudes em licitações, prática que compromete a concorrência e desrespeita as regras que garantem igualdade entre empresas interessadas em prestar serviços ao poder público.

Os investigadores analisam contratos custeados com recursos de emendas parlamentares que teriam beneficiado a prefeitura de Petrolina, em Pernambuco. As emendas parlamentares permitem que deputados e senadores destinem recursos do orçamento federal para estados e municípios. A suspeita recai sobre o uso irregular desses valores.

A Polícia Federal afirma que identificou indícios de direcionamento de processos licitatórios. Nesse tipo de prática, responsáveis pelo processo moldam exigências ou condições para favorecer previamente determinada empresa. A corporação sustenta que essa conduta prejudica a transparência e fere o princípio da isonomia nas contratações públicas.

Veja Também

Além das fraudes em licitações, a investigação apura suspeitas de corrupção. Os agentes trabalham com a hipótese de que parte dos recursos desviados tenha sido usada para o pagamento de vantagens indevidas. Esse tipo de prática ocorre quando agentes públicos ou intermediários recebem benefícios em troca de decisões que favorecem interesses privados.

A apuração também inclui suspeitas de lavagem de dinheiro. A Polícia Federal investiga se os valores obtidos de forma irregular passaram por operações destinadas a ocultar a origem dos recursos. Os investigadores analisam movimentações financeiras e possíveis estratégias para esconder patrimônio.

Segundo informações divulgadas pela TV Globo, os três integrantes da família Coelho figuram entre os alvos das medidas judiciais. O blog da jornalista Camila Bomfim informou que a investigação envolve contratos financiados com emendas parlamentares destinados à prefeitura de Petrolina.

A Operação Vassalos mobiliza equipes em vários estados de forma simultânea. Os agentes realizam buscas e apreensões para recolher documentos, celulares, computadores e outros materiais que possam reforçar a produção de provas. A Polícia Federal coordena as ações ao mesmo tempo para reduzir o risco de destruição de evidências.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:56, 04 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente do TRE-PE, Fernando Cerqueira.
Comunicado

Presidente do TRE-PE orienta eleitores e reforça preparação para votação em Pernambuco neste domingo (4)

Fernando Cerqueira destacou a segurança das urnas eletrônicas e recomendou conferir o local de votação, levar documento oficial e usar a cola eleitoral.

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
Regras

Eleições 2026: veja quem pode ter preferência na fila das seções eleitorais

No primeiro turno, o eleitor votará para deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

Bombeiro é suspeito de matar estudante de medicina.
Detenção

Justiça decreta prisão preventiva de bombeiro suspeito de matar estudante após briga de trânsito

O crime ocorreu na quarta-feira, 30 de setembro, na Avenida Professor Walter Thaumaturgo, conhecida como Avenida do Povo.

mais notícias

+

Newsletter