Pernambuco, 16 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro Fachin anula investigação da Polícia Federal sobre Toffoli no grupo Master

O arquivamento da chamada arguição de suspeição se deu por "perda de objeto", já que Toffoli deixou a relatoria do caso.

Redação

23 de fevereiro de 2026 às 09:03   - Atualizado às 09:06

Ministros do STF Edson Fachin e Dias Toffoli.

Ministros do STF Edson Fachin e Dias Toffoli. Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, arquivou no sábado, 21 de fevereiro, a ação que questionava a atuação do ministro Dias Toffoli como relator das investigações sobre as fraudes no Banco Master na Corte. O arquivamento da chamada arguição de suspeição se deu por "perda de objeto", já que Toffoli deixou a relatoria do caso, que foi redistribuído para o ministro André Mendonça.

Com isso, Toffoli ainda poderá participar de eventual julgamento do processo, a não ser que se declare suspeito futuramente - impedido de participar por ter ligação com as partes ou outro interesse no caso.

Em 12 de fevereiro, depois de uma tensa reunião - que teve o conteúdo gravado e vazado - uma nota assinada pelos dez ministros do STF anunciou que Toffoli havia decidido deixar a relatoria do processo. Isso ocorreu um dia depois de a Polícia Federal entregar ao presidente Fachin relatório em que listava menções a Toffoli em conversas retiradas do celular de Daniel Vorcaro, dono do Master, e também conversas entre o ministro e o banqueiro.

A PF apontou a possível existência de indícios de crimes nos fatos e a possibilidade de suspeição caso Toffoli continuasse como relator. Na nota divulgada à época, os ministros do STF, porém, disseram "não ser caso de cabimento para a arguição de suspeição".

O Master foi liquidado em novembro do ano passado pelo Banco Central (BC) e é investigado por fraudes de R$ 12 bilhões.

Estadão Conteúdo

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:45, 16 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pablo Marçal.
Fortuna

Pablo Marçal declara patrimônio de R$ 7,4 bilhões ao registrar candidatura à Presidência

Empresário declarou valor 43 vezes maior que o informado à Justiça Eleitoral em 2024; maior parte está em aplicação financeira

Renan Santos e Lula.
Pesquisa

Renan Santos tem 41% contra 39% de Lula entre eleitores jovens em cenário de 2º turno, aponta Quaest

O resultado mostra a disputa dentro da faixa etária de 16 a 34 anos, colocando do candidato do Missão em evidência.

Relatório que envolvia Lulinha e ex-ministros de Lula e Bolsonaro é rejeitado pela CPMI do INSS
Crimes

Lulinha é investigado pela PF por suspeitas que podem resultar em penas superiores a 35 anos

Apuração do jornalista e colunista Cláudio Humberto aponta que filho de Lula é citado em três inquéritos autorizados pelo STF

mais notícias

+

Newsletter