30 de setembro de 2024 às 11:30 - Atualizado às 11:31
Portal de Prefeitura vai divulgar pesquisa em Camaragibe. Foto: Portal de Prefeitura
Uma nova pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Camaragibe será divulgada nas primeiras horas desta terça-feira, 1º de outubro. O levantamento, realizado pela Naipes Pesquisa e Consultoria, vai revelar as intenções de voto no município.
A pesquisa foi iniciada em 28 de setembro e deve ser concluída no dia 30 do mesmo mês, com a participação de 400 eleitores. A divulgação dos resultados, prevista para as 00h01 (horário de Brasília), será feita pelo site Portal de Prefeitura. Os dados são registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), conforme exige a legislação, e tem como responsável o estatístico Sérgio Laurentino de Melo, com registro no CONRE.
A eleição deste ano em Camaragibe já é marcada por um embate acirrado entre Jorge Alexandre (Podemos) e Diego Cabral (Republicanos). Diego Cabral foi secretário de Serviços Públicos de Camaragibe e é apoiado pela atual prefeita Nadégi Queiroz, bem como pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). Sua coligação é ampla, reunindo partidos de esquerda como PT, PSB, PCdoB e PSOL, e sua vice, a Comandante Débora (PT), reforça essa aliança. A força política de Diego e seu apoio da máquina municipal o tornam um dos principais concorrentes na eleição.
Jorge Alexandre, ex-prefeito da cidade (2013-2016), conta com o apoio de partidos como Avante e Mobiliza, além do respaldo da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Sua candidatura ainda carrega uma particularidade: seu vice, Renê Cabral (UB), é irmão de seu principal adversário, Diego Cabral.
Outro nome que pode surpreender é o de Felipe Dantas, do PL. Advogado e especialista em administração pública, o político conta com o apoio do ex-candidato a governador e atual presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, que foi o mais votado em Camaragibe nas eleições de 2022. Esse respaldo pode consolidar Felipe como um candidato de peso, especialmente entre os eleitores mais conservadores da cidade. Vale lembrar que o político foi candidato a vice-prefeito em 2020, na chapa do ex-deputado estadual Beto Accioly.
Bosco Silva (PP), ex-vereador e ex-vice-prefeito, também retorna ao cenário político de Camaragibe depois de anos fora das disputas eleitorais. Ele foi vereador por dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012). Foi vice-prefeito de Jorge Alexandre, seu rival nesta eleição de 2024, entre 2013-2016. Juntos, ambos tentaram a reeleição em 2016, porém não tiveram sucesso. Seu passado político na cidade, somado à sua experiência como vice-prefeito, o coloca como uma figura tradicional da política local, agora buscando a prefeitura. Seu vice é Leo Brito (PP).
Por fim, o Juiz Luiz Rocha, candidato da Democracia Cristã, se aposentou do Judiciário em dezembro do ano passado, após 30 anos de atuação. O Juiz chegou a negociar com o PP, partido de Bosco, para disputar o cargo de prefeito. Porém, a negociação acabou não indo para frente. O Juiz Luiz Rocha é uma figura respeitada no meio jurídico e carrega a promessa de renovação política, destacando-se entre os eleitores mais conservadores e da direita local.
1
2
15:37, 12 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
'Agradeço a confiança de cada um que acreditou na nossa missão de continuar fazendo a cidade avançar', disse o gestor eleito.
O novo gestor municipal declarou que conversou com a governadora sobre projetos importantes como a conclusão do mercado público, a estrada de Aldeia e a PE-05.
Ao aguardar a decisão, o atual gestor municipal garantiu que se houver uma nova eleição, ele disputará.
mais notícias
+