Pesquisa em Caruaru. Foto: Portal de Prefeitura
Uma nova pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, revela um cenário acirrado entre o atual prefeito e candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT), que já comandou o município em quatro ocasiões.
O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, e divulgado nesta quinta-feira, 26 de setembro.
De acordo com os dados da pesquisa, Rodrigo Pinheiro lidera com 41% das intenções de voto, seguido de perto por Zé Queiroz, que aparece com 39%. A disputa entre os dois principais candidatos reforça a expectativa de uma eleição bastante competitiva, já que a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa.
Fernando Rodolfo, candidato pelo PL, surge com 7% das preferências, enquanto Armadinho, do Solidariedade, e Michelle Santos, do PSOL, somam 1% cada.
O percentual de eleitores que declararam voto em branco ou nulo foi de 7%. Já o número de indecisos, que não souberam ou não quiseram responder, foi de 4%.
O estudo, que ouviu 500 eleitores de Caruaru entre os dias 21 e 23 de setembro, tem uma margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95,45%. A pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo PE-01739/2024.
O levantamento divulgado no dia 21 de agosto, pela Folha de Pernambuco, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), mostra um encaminhamento de segundo turno pela disputa da Prefeitura de Caruaru, no Agreste pernambucano. Em destaque um equilíbrio entre o ex-prefeito por quatro mandatos, Zé Queiroz (PDT), e o atual gestor da cidade, Rodrigo Pinheiro (PSDB).
No cenário estimulado da pesquisa – na qual são apresentados nomes dos candidatos para que o eleitor escolha uma única opção – houve empate técnico entre o tucano e o pedetista.
O prefeito Rodrigo Pinheiro ficou com 35% das intenções de voto, enquanto Zé Queiroz possui 34%. O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) tem 7%; Armandinho (Solidariedade), 3%; Maria Santos (UP) e Michelle Santos (PSOL), com 1%, cada uma. O total de pesquisados que votariam branco, nulo ou nenhum dos candidatos foi de 14%. Já os que não sabem ou não responderam foi de 5%.
A margem de erro da amostragem é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%, e a diferença entre os dois candidatos é de apenas um ponto percentual.
3
08:35, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+