Eleições para Prefeitura de São Paulo. Foto: Portal de Prefeitura
O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lidera a corrida pela reeleição com 52,8% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 10 de outubro, pelo instituto Paraná Pesquisas.
O levantamento aponta uma vantagem considerável de Nunes em relação ao seu adversário no segundo turno, Guilherme Boulos (PSOL), que aparece com 39% das preferências dos eleitores. Esses números indicam uma disputa acirrada, mas com uma margem confortável para o candidato emedebista.
De acordo com o levantamento, os votos em branco, nulos e de eleitores que afirmam não optar por nenhum dos candidatos somam 4,8%. Já aqueles que não souberam ou não responderam ao questionário representam 3,4% do total.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 7 e 9 de outubro, com uma margem de erro calculada em 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e ela está registrada na Justiça Eleitoral sob o código SP-08049/2024.
Ricardo Nunes (MDB): 52,8% das intenções de voto
Guilherme Boulos (PSOL): 39% das intenções de voto
Branco, Nulo e Nenhum: 4,8%
Não souberam ou não responderam: 3,4%
No dia seguinte à votação que definiu o segundo turno da disputa municipal em São Paulo, os candidatos Ricardo Nunes e Guilherme Boulos indicaram suas estratégias para a fase final da campanha. O prefeito, que tenta a reeleição, vai investir na captura de votos das candidaturas derrotadas situadas no que chamou de "centro" e à "direita" do eleitorado, enquanto o deputado federal vai insistir num discurso crítico à atual gestão e no que avalia ser um desejo de mudança dos moradores da cidade, além de tentar recuperar terreno na periferia.
Nunes superou Boulos no primeiro turno por uma margem estreita de votos. O emedebista somou 29,48% dos votos válidos, ante 29,07% do candidato do PSOL, uma diferença de 25 mil votos basicamente.
A aposta do prefeito é que o eleitorado de Pablo Marçal (PRTB), que esteve muito próximo de chegar ao segundo turno - conquistou 28,14% dos votos válidos -, migre majoritariamente para a sua candidatura. Além disso, a campanha de Nunes acredita que, embora a quarta colocada no primeiro turno, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), tenha já declarado apoio em Boulos, boa parte de seus eleitores se alinhem à candidatura do prefeito.
Nunes afirmou nesta segunda, 7, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que espera receber os votos dos que optaram por Marçal no primeiro turno. Segundo o prefeito, ele e influenciador têm pontos em comum por serem candidatos que "reúnem o centro e a direita" e pensam igual sobre desestatização e parcerias público-privadas, além de "prezarem pela ordem". Em entrevista depois da divulgação dos resultados do primeiro turno, o influenciador avaliou que os eleitores dele e do candidato do MDB são parecidos e que, se Nunes aceitar suas propostas sobre escolas olímpicas e educação financeira no ensino público, ele apoiará o prefeito oficialmente. Ele disse que enviou uma mensagem parabenizando o adversário.
O prefeito, contudo, afirmou que não avalia um encontro com Marçal neste momento e que vai esperar "a poeira assentar". O candidato do PRTB protagonizou uma campanha agressiva, sem propostas concretas e marcada na reta final pela divulgação de um laudo falso contra Boulos, o que o deixou sob a mira de investigações das polícias Civil e Federal e ameaça de inelegibilidade (mais informações na pág. A12).
2
23:58, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+