Foram ouvidas 1.200 pessoas em 56 cidades pernambucanas entre os dias 17 e 21 de novembro. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos com nível de confiança de 95%.
27 de novembro de 2025 às 13:52 - Atualizado às 14:50
Governadora Raquel Lyra e prefeito do Recife, João Campos. Arte: Portal de Prefeitura
A mais recente pesquisa para o governo de Pernambuco relizada pelo instituto Alfa Inteligência e divulgada pela CNN Brasil na quarta-feira, 26 de novembro, apresentou no cenário espontâneo empate técnico entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a atual governadora Raquel Lyra (PSD).
No cenário espontâneo (onde o próprio entrevistado indica em quem pretende votar, sem que o entrevistador cite nomes), o nome de João Campos atinge 18%. O prefeito da capital pernambucana é seguido por Raquel Lyra, que pontua 16%. Miguel Coelho (União), filho do ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), marca 1%.
Outros nomes mencionados somam 2%. Ao mesmo tempo, 6% dos entrevistados não citaram nenhum eventual candidato. Por fim, 57% não souberam ou não responderam.
Este cenário pouco explorado na mídia local revela uma análise mais minuciosa sobre o pleito de 2026. De acordo com cientistas políticos, fica explícito que o eleitor ainda não se colocou para uma realidade de eleição e que não tem, no momento, interesse pelo assunto.
A expressiva marca de 57% que não sabem ou não responderam sobre em quem votar para o governo de Pernambuco deixa claro que será necessário muito trabalho de convencimento por parte dos candidatos na conquista de cada voto.
No cenário estimulado - quando entrevistador apresenta os nomes - João Campos marca 50%, Raquel Lyra aparece com 24%, o vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), tem 5% e Gilson Machado (PL) soma 3%. Ivan Moraes (Psol) não pontuou. Os votos nulos e em branco representam 11% e 7% dos eleitores entrevistados não souberam responder.
Dados
Foram ouvidas 1.200 pessoas em 56 cidades pernambucanas entre os dias 17 e 21 de novembro. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
1
4
16:16, 24 Ago
28
°c
Fonte: OpenWeather
Na publicação, Flávio afirmou que pretende participar de debates, mas defendeu que os confrontos sejam realizados com os principais concorrentes na disputa eleitoral
Na imagem, o petista aparece usando um chapéu-panamá, acessório que, segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), não possui "conotação de propaganda eleitoral"
Nesse cenário, 6,2% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 10,5% não souberam ou não responderam.
mais notícias
+