Ramos e Junior Matuto. Foto: Divulgação
Neste domingo, 6 de outubro, com 99,85% das urnas apuradas, já pode considerar que a eleição em Paulista vai para o segundo turno, após atingir a porcentagem necessária referente aos votos válidos. Ramos (PSDB) e Junior Matuto (PSB) vão se enfrentar novamente no dia 27 de outubro. Nenhum dos candidatos conseguiram alcançar a maioria absoluta de 50% mais um dos votos válidos, o que leva a disputa para uma nova rodada.
Além de Ramos e Matuto, outros candidatos participaram do primeiro turno, como Edinho Faz (PL), Francisco Padilha (PDT), Lívia Alvaro (PP), Maurílio Feitosa (PRTB) e Souza Vigilante (Mobiliza), mas acabaram ficando para trás na corrida eleitoral.
O município do Paulista está localizado ao norte da capital pernambucana e faz parte da Região Metropolitana do Recife. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocupa uma área de 93,52 km², com população estimada de 316.719 habitantes. A cidade conta com 235.231 eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ramos (PSDB) traz uma vasta experiência política, com passagens por diferentes cargos eletivos. A trajetória de Ramos começou na Câmara Municipal do Recife, onde foi eleito vereador em 2004 e atuou de 2005 a 2008. Entre 2011 e 2014, atuou como deputado estadual e, ao longo dos anos, tentou por três vezes ser prefeito de Paulista, sem sucesso nas eleições de 2012, 2016 e 2020. Agora, ele tenta mais uma vez, dessa vez com Felipe Andrade (PSD) como vice.
Ramos conta com o apoio de uma aliança composta por MDB, Podemos, PRD, Novo, PSD e Cidadania. Apesar das várias tentativas frustradas de conquistar o comando de Paulista, ele segue firme em sua luta por um lugar no Executivo municipal, acreditando que a experiência acumulada em sua carreira política pode fazer a diferença nessa nova etapa.
Junior Matuto, que já governou Paulista em dois mandatos consecutivos (2013-2020), chega ao segundo turno apoiado por uma coalizão de partidos que inclui AVANTE, AGIR, PMB, Republicanos, União Brasil, PSOL, Rede e DC. Ele traz em sua chapa a vice Irmã Iolanda, do Avante, e tenta voltar ao comando do município após ser diplomado eputado estadual, no mês passado, após o falecimento de José Patriota.
Junior Matuto iniciou sua trajetória política com uma tentativa frustrada de conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Paulista em 2004, mas sua persistência foi recompensada em 2008, quando foi eleito vereador. Daí, ele traçou um caminho ascendente na política local, culminando com sua primeira eleição para prefeito em 2012. Durante seus dois mandatos à frente da cidade, Matuto conseguiu consolidar sua imagem junto à população, o que o levou a uma tentativa de ampliar sua carreira política ao pleitear uma vaga na Alepe em 2022. Embora não tenha sido eleito diretamente, a sucessão de eventos em 2024 o colocou no cargo.
2
05:26, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+