03 de fevereiro de 2024 às 12:50
O Partido Liberal recebeu na sexta-feira, 2 de fevereiro, o resultado da pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, feita na segunda quinzena de janeiro, com um cenário atual para as eleições presidenciais de 2026.
O levantamento colheu as opiniões sobre a hipótese de um segundo turno nas próximas eleições presidenciais entre o presidente Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e até contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que encontra-se inelegível por 8 anos, a partir de 2022, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Foram ouvidas 2026 pessoas de todos os estados do país.
Lula ganharia contra Michelle por uma larga margem: 45% a 38%. A vantagem seria ainda maior para o petista se o oponente fosse Tarcísio de Freitas: 56% a 35%. No entanto, mesmo com o desempenho inferior à ex-primeira-dama, o governador de São Paulo tem rejeição menor que a de Bolsonaro e Michelle.
Uma das perguntas colocou em embate Lula com Jair Bolsonaro num hipotético segundo turno. Lula empataria tecnicamente com o ex-presidente mas venceria por dois pontos percentuais de diferença (44% a 42%).
Um outro dado da pesquisa reforça a impressão de que o discurso bolsonarista nas redes sociais tem surtido efeito, a exemplo da inflação que, mesmo em queda o ano passado, incluindo a de alimentos, o levantamento mostrou que 48% dos brasileiros dizem que “os preços subiram nos supermercados em 2023”.
10:53, 14 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
Manifestações estão previstas para São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre em meio à crise envolvendo o caso Banco Master.
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
mais notícias
+