Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula fica à frente de Tarcísio, Michelle e Flávio Bolsonaro no 1° turno, diz pesquisa

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas por meio de entrevistas por telefone entre os dias 8 e 12 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Gabriel Alves

13 de janeiro de 2026 às 10:20   - Atualizado às 10:31

Flávio Bolsonaro, Lula, Michelle e Tarcísio de Freitas.

Flávio Bolsonaro, Lula, Michelle e Tarcísio de Freitas. Fotos: Andressa Anholete/Agência Senado, Ricardo Stuckert/PR, Isac Nóbrega/PR e Paulo Guereta/Governo do Estado de SP. Arte: Portal de Prefeitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida pela reeleição no pleito marcado para outubro deste ano, segundo pesquisa elaborada pela plataforma de jornalismo Meio e o Instituto Ideia e divulgada pelo Estadão Conteúdo, divulgada nesta terça-feira, 13 de janeiro. Ele aparece à frente de todos os adversários tanto no primeiro, quanto no segundo turno. A exceção é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que empata com Lula no segundo turno se considerada a margem de erro

O petista leva vantagem sobre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e outros governadores de direita como Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSD).

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas por meio de entrevistas por telefone entre os dias 8 e 12 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06731/2026.

Em um dos cenários de primeiro turno testados, Lula registra 40,2% das intenções de voto contra 32,7% de Tarcísio. Na terceira colocação, aparecem Zema e Caiado com 5,5%, cada. Não souberam responder 11,8% e brancos e nulos somam 3,6%.

Quando o governador é substituído por Flávio Bolsonaro, o petista registra 39,7% contra 26,5% do filho do ex-presidente. Ratinho Júnior tem 7%.

Veja Também

No dia 25 de dezembro, o senador Flávio Bolsonaro leu um carta, assinada por seu pai, onde o ex-presidente confirma que o filho será seu pré-candidato para a disputa pelo Palácio do Planalto em outubro. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que disputará a reeleição em São Paulo.

No cenário em que o governador paranaense é substituído por Eduardo Leite, Lula fica com 39,6% e Flávio oscila para 27,6%. O governador gaúcho registra 2,8%, atrás de Caiado (5,5%) e Zema (5,4%).

A Meio/Ideia também testou dois cenários com Michelle. No primeiro, com Ratinho, ela registra 29% contra 40% de Lula. No segundo, com Leite, o resultado é similar: 40,1% das intenções de voto para o petista contra 29,7% para a ex-primeira-dama.

Segundo turno

No segundo turno, Lula tem 44,4% contra 42,1% de Tarcísio. Devido à margem de erro, eles estão tecnicamente empatados. Brancos e nulos somam 7,2% e não souberam 6,4%.

O atual presidente leva vantagem contra todos os demais adversários. Ele supera Michelle (46% a 39%), Ratinho Júnior (46% a 37%), Caiado (46,3% a 36,5%), Zema (46,3% a 36,1%), Flávio (46,2% a 36%), Renan Santos (46,5 a 23,5%), Eduardo Leite (45% a 23%) e Aldo Rebelo (45,2% a 19%).

A pesquisa também questionou os entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum se a eleição fosse hoje. O mais citado foi Lula (40,8%), seguido de Flávio Bolsonaro (30%), Michelle (26,1%) e Tarcísio (16,2%).

Os demais nomes ficam abaixo de 12,8%, porcentual obtido por Zema. Não souberam 12,2% e 3,1% disseram que não rejeitam ninguém.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:11, 05 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Romeu Zema e Eduardo Girão.
Eleições

Zema anuncia Eduardo Girão como vice em chapa presidencial: "pessoa decente e ficha limpa"

A definição ocorreu depois de uma série de conversas entre os dois políticos e integrantes da direção nacional do partido Novo.

Mendonça confirma candidatura ao senado em convenção do PL Pernambuco
Eleições

Mendonça Filho lança candidatura ao senado federal em convenção do PL com união da direita

A decisão reposiciona o cenário da disputa em Pernambuco e segundo Mendonça, o eleitor terá uma candidatura de oposição ao PT e à esquerda

Luquel: eleitores de Lula que votam em Raquel marcam presença na convenção do PSD
Movimento

"Luquel" ganha força em convenção do PSD e reforça apoio de lulistas a Raquel Lyra

Eleitores que votam no presidente Lula e na governadora ignoram aliança entre PSB e PT alegando que o voto é uma escolha livre e individual.

mais notícias

+

Newsletter