30 de setembro de 2024 às 00:35 - Atualizado às 00:40
IPESPE/FOLHA DE PE: Mirella lidera e Vinicius e Izabel empatam com mesmo percentual no 2° lugar Imagem: Arte/Portal de Prefeitura
A segunda rodada de pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Olinda divulgada nos primeiros minutos desta segunda-feira, 30 de setembro, pela Folha de Pernambuco, em parceria com o IPESPE, mostra um cenário de disputa acirrada entre os quatro candidatos mais pontuados.
No cenário estimulado, quando são apresentadas as opções de candidatos aos entrevistados, a candidata Mirella Almeida (PSD) lidera com 25%. Na sequência, aparecem com o mesmo percentual em segundo lugar os candidatos Izabel Urquiza (PL) e Vinicius Castello (PT), cada um com 18%. Antônio Campos (PRTB) pontua 12%, em terceiro lugar. Em quarto lugar, está o candidato Márcio Botelho (PP), com 4%. O percentual dos que não votariam em nenhum candidato, em branco ou nulo soma 14%. Não sabem ou não responderam, 9%.
Nos cenário de intenção de voto espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados e estes falam livremente o postulante em quem votariam, Mirella pontua 19%, Vinicius, 15%; Izabel, 13% e Campos, 7%.
O IPESPE também simulou a intenção de voto em um provável segundo turno. Veja os números:
Intenção de voto no segundo turno:
Mirella Almeida (36%) X (32%) Izabel Urquiza
Mirella Almeida (36%) X (31%) Vinicius Castello
Mirella Almeida (40%) X (25%) Antônio Campos
Izabel Urquiza (35%) X (30%) Antônio Campos
Izabel Urquiza (36%) X (32%) Vinicius Castello
Vinícius Castello (32%) X (30%) Antônio Campos
A margem de erro máximo da pesquisa é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. Foram ouvidos 500 eleitores entre os dias 26 e 27 de setembro, através de entrevistas face a face.
1
2
3
11:40, 14 Out
29
°c
Fonte: OpenWeather
O sistema prevê a destinação de 30% das candidaturas dos partidos para as mulheres.
Há exatamente uma semana do fim do primeiro turno das eleições municipais, o candidato petista trouxe para campanha eleitoral, o presidente da República para fortalecer sua imagem.
O presidente da Câmara da cidade foi o mais votado e teve sua campanha no primeiro turno, realizada na base governista do prefeito Lupércio.
mais notícias
+