Eleições Municipais Foto: Portal de Prefeitura
Nas Eleições 2024, apenas um voto será necessário para eleger o prefeito ou prefeita em 213 municípios brasileiros.
Essa situação ocorre em locais onde existe somente um candidato ao cargo. Portanto, a eleição é assegurada mesmo que somente o próprio candidato vote em si.
Um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que o número de municípios com candidatura única quase duplicou em comparação a 2020, aumentando de 107 para o maior total observado nas últimas sete eleições municipais.
A BBC News Brasil consultou Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, e o cientista político Eduardo Grin, da FGV EAESP, para entender as causas do aumento de candidaturas únicas nas eleições municipais deste ano.
De acordo com Ziulkoski, um dos principais motivos é observado no Rio Grande do Sul, estado que lidera em número de municípios com um único candidato.
"As prefeituras de muitos municípios do Rio Grande do Sul passaram por dois fenômenos muito sérios neste mandato: a pandemia, que afetou todos de maneira igual, mas também a devastação pelas chuvas que ocorreu recentemente".
Ziulkoski, graduado em Direito e ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS), aponta que os desafios enfrentados pelas administrações municipais gaúchas desencorajam potenciais candidatos a disputarem o cargo.
"Catástrofes geram muita pressão. O cidadão cobra quem ele conhece mais de perto: o poder local."
Além de escolherem candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vereador, eleitoras e eleitores de cinco municípios irão, na data do 1º turno das Eleições 2024 (6 de outubro), participar de consultas populares sobre questões ligadas à localidade onde residem.
Em 6 de outubro, os municípios de Dois Lajeados (RS), Governador Edison Lobão (MA), São Luís (MA) e São Luiz (RR) realizarão plebiscitos e Belo Horizonte (MG) fará um referendo.
Além de votarem para os cargos de prefeito e de vereador, as eleitoras e os eleitores de Belo Horizonte (MG) participarão de um referendo sobre a mudança da bandeira da cidade.
A consulta foi solicitada pela Câmara Municipal, que aprovou a nova bandeira em 2023. O eleitorado da capital mineira votará se aprova ou não a alteração da bandeira.
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) aprovou a realização de um plebiscito para decidir sobre a adoção do passe livre estudantil em São Luís, capital do estado.
Caso a maioria do eleitorado local seja favorável, a Câmara de Vereadores discutirá a regulamentação do passe livre a partir de 2025.
Já em Governador Edison Lobão (MA), as eleitoras e os eleitores decidirão sobre a alteração do nome do município para Ribeirãozinho do Maranhão. No município de São Luiz (RR), o eleitorado votará se é a favor da mudança do nome da localidade para São Luiz do Anauá.
As eleitoras e os eleitores de Dois Lajeados (RS) também irão decidir, no dia 6 de outubro, se o novo centro administrativo municipal deve ser construído na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol.
2
00:17, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+