Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eleições 2026: Genial/Quaest registra pesquisa para disputa pelo Governo de Pernambuco

Principais nomes do pleito, Raquel Lyra e João Campos, serão testados em levantamento que será divulgado em breve.

Ricardo Lélis

24 de abril de 2026 às 15:18   - Atualizado às 15:24

Pesquisa Governo de Pernambuco entre João Campos e Raquel Lyra

Pesquisa Governo de Pernambuco entre João Campos e Raquel Lyra Imagem: Arte/Portal de Prefetura

O instituto Quaest registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quarta-feira, 22 de abril, uma pesquisa de intenção de voto para o governo e Senado de Pernambuco nas Eleições 2026. O levantamento foi contratado pelo banco Genial.

O levantamento,  registrado no tribunal sob número PE-08904/2026, entrevista 900 eleitores entre os dias 22 e 26 de abril e terá margem de erro de três pontos percentuais com nível de confiança das estimativas de 95%. A divulgação vai ocorrer na próxima terça-feira, 28 de abril.

O estudo vai avaliar os principais nomes para o Governo de Pernambuco, como a atual governadora Raquel Lyra (PSD), que vai disputar a reeleição, e o pré-candidato e ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Já para o Senado, duas cadeiras estão em disputa com os seguintes pré-candidatos:

  • Humberto Costa (PT): Atual senador em busca de novo mandato.
  • Marília Arraes (PDT) e Miguel Coelho (União Brasil): Lideranças que mantêm bases políticas em diferentes regiões do estado.
  • Anderson Ferreira (PL) e Eduardo da Fonte (PP): Representantes de siglas com forte capilaridade legislativa.
  • Fernando Dueire (MDB): Senador no exercício do cargo que busca a viabilidade de sua candidatura.
  • Eduardo da Fonte (PP/UP): Deputado federal que lidera a recém-formada federação União Progressistas em Pernambuco.

A metodologia da pesquisa será do tipo quantitativo e realizada por meio  de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, conduzidas por profissionais treinados. A população votante do estado de Pernambuco, com 16 anos ou mais, foi tomada como universo do levantamento.

Veja Também

Raquel Lyra aprovada

O Instituto Datafolha divulgou, no dia16 de abril, uma pesquisa apontando que a gestão da governadora Raquel Lyra é aprovada por 61,28% dos pernambucanos.

Ainda segundo o levantamento, 35,13% desaprovam, enquanto 3,58% não sabem ou não responderam. O instituto ouviu 1.022 eleitores de 13 a 15 de abril.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa Datafolha foi registrada no TSE com o número PE-04713/2026.

A taxa de aprovação do governo Raquel Lyra e mais alta entre os moradores do interior (69%), ante os moradores da Região Metropolitana (51%).

Entre os que pretendem votar em Flávio Bolsonaro na eleição presidencial, 78% aprovam Raquel Lyra, ante 55% entre os eleitores de Lula. Entre os que pretendem votar nela para governadora, o índice é de 95%.

As taxas de avaliação do governo Lyra também ficaram estáveis, 40% avaliam como ótimo ou bom o governo estadual (eram 38% em fevereiro), 38% avaliam como regular (eram 36%) e 20% como ruim ou péssimo (eram 23%). Uma parcela de 2% não opinou (eram 3%).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:11, 05 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Romeu Zema e Eduardo Girão.
Eleições

Zema anuncia Eduardo Girão como vice em chapa presidencial: "pessoa decente e ficha limpa"

A definição ocorreu depois de uma série de conversas entre os dois políticos e integrantes da direção nacional do partido Novo.

Mendonça confirma candidatura ao senado em convenção do PL Pernambuco
Eleições

Mendonça Filho lança candidatura ao senado federal em convenção do PL com união da direita

A decisão reposiciona o cenário da disputa em Pernambuco e segundo Mendonça, o eleitor terá uma candidatura de oposição ao PT e à esquerda

Luquel: eleitores de Lula que votam em Raquel marcam presença na convenção do PSD
Movimento

"Luquel" ganha força em convenção do PSD e reforça apoio de lulistas a Raquel Lyra

Eleitores que votam no presidente Lula e na governadora ignoram aliança entre PSB e PT alegando que o voto é uma escolha livre e individual.

mais notícias

+

Newsletter