Lula e Bolsonaro em debate nas Eleições 2022 Foto: Reprodução/ TV Bandeirantes
As eleições municipais de 2024 no Brasil mostram um cenário político fortemente polarizado, como por exemplo o Partido Liberal (PL), sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro, destaca-se por atrair um número significativo de candidatos de líderes religiosos e profissionais da segurança pública.
Por outro lado, o Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo Luiz Inácio Lula da Silva, consolida-se como a sigla com o maior número de candidatos do meio educacional, especialmente professores. Essas tendências refletem as estratégias políticas distintas dos partidos, alinhadas com suas bases eleitorais e ideologias.
Os cenários foram identificados em levantamento divulgado pelo jornal O Globo no último sábado, 17 de agosto.
Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
Com a entrada de Bolsonaro, o PL registrou um aumento notável no número de candidatos vinculados à segurança pública e ao segmento religioso.
Em comparação com eleições passadas, o número de candidaturas de policiais civis e militares pelo partido dobrou, saltando de 450 para 950 em 2024.
Além disso, o PL rivaliza com o partido Republicanos em termos de candidaturas de pastores evangélicos, posicionando-se como uma das principais forças religiosas no pleito.
O crescimento do PL nesses grupos indica a capacidade do bolsonarismo de mobilizar e organizar eleitores em setores específicos.
A influência do partido entre líderes religiosos e na área de segurança é vista como um elemento chave para o sucesso eleitoral, dada a base leal e consolidada desses segmentos, o que favorece a formação de grandes bancadas legislativas.
Enquanto isso, o PT foca em lançar candidatos do setor educacional, mantendo sua liderança entre os professores em 2024. Isso demonstra a histórica afinidade do PT com sindicatos e trabalhadores, particularmente na educação.
A polarização entre PL e PT nas eleições municipais de 2024 destaca a divisão ideológica no panorama político brasileiro.
2
02:41, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+