Processo têm como objetivo validar o correto funcionamento dos equipamentos em condições normais de uso dos sistemas eleitorais instalados.
03 de maio de 2025 às 16:09 - Atualizado às 22:51
Eleição suplementar de Goiana: urnas passam por testes de integridade e autenticidade Imagem: Reprodução/YouTube TRE-PE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou neste sábado, 3 de maio, dia anterior à eleição suplementar de Goiana, evento público que definiu as urnas eletrônicas que serão submetidas aos testes de integridade e de autenticidade.
As auditorias têm como objetivo validar o correto funcionamento dos equipamentos em condições normais de uso e a autenticidade dos sistemas eleitorais instalados.
A cerimônia, conduzida pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), aconteceu no período da manhã, na Sala de Sessões do edifício-sede do TRE-PE, localizado na avenida Agamenon Magalhães, nº 1.160, bairro das Graças, no Recife.
Duas urnas eletrônicas, já prontas para serem usadas na eleição suplementar, foram selecionadas de forma aleatória e através de sorteio onde passaram pelas auditorias. Após a definição, os equipamentos foram recolhidos dos locais de votação, em Goiana, e transportados até a sede do Tribunal.
No domingo, 4 de maio, ao mesmo tempo em que a votação normal acontece, será realizada a auditoria para verificação do funcionamento das urnas sorteadas na data anterior. O evento de definição das urnas para os testes de integridade e autenticidade é público podem ser acompanhado por todos no canal do TRE Pernambuco no YouTube, que fez a transmissão on-line.
Domingo de eleição
No total, 65.218 eleitores estão aptos a votar e poderão ir às urnas para escolher o futuro prefeito.
Os eleitores de Goiana voltam às urnas em razão da impugnação da chapa eleita nas Eleições 2024. O caso foi ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu o registro do candidato reeleito ao cargo de prefeito, Eduardo Honório Carneiro (União Brasil). O entendimento foi de que a reeleição configurou um terceiro mandato consecutivo.
A prefeitura está sendo disputada pelos candidatos Marcílio Régio (PP) e Eduardo Batista (Avante).
No dia do pleito, o município contará com 199 seções com urnas. Isso significa que cinco das 204 seções eleitorais aptas em Goiana passarão a ser agregadas. A agregação não importa prejuízo ao exercício do voto e geralmente acontece para otimizar os trabalhos eleitorais e custos operacionais, unindo seções com poucos eleitores, por exemplo.
3
4
06:20, 15 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Manifestações estão previstas para São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre em meio à crise envolvendo o caso Banco Master.
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
mais notícias
+